NOTÍCIAS

Cultura | 21.09.12 - 13h22

PCR realiza 3ª busca ativa de possíveis portadores de hanseníase e tuberculose em Nova Descoberta

Por Maria Duarte

Começa na próxima segunda-feira (24) mais uma busca ativa por possíveis portadores de Hanseníase e Tuberculose. O alvo dessa vez serão os usuários da área de cobertura da Unidade de Saúde da Família Bruno Maia. A ação, que começa às 8h, faz parte de um conjunto de visitas realizado na área de Nova Descoberta, Zona Noroeste da cidade, desde o início de setembro. O objetivo atividade é prevenir o alastramento das doenças, além de conscientizar a população local sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e da cura.

A mobilização será realizada com o apoio de técnicos das coordenações municipais para as duas moléstias, acompanhados de Agentes Comunitários de Saúde e de Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces). Os profissionais distribuirão potes coletores para análise de escarros para possíveis portadores de tuberculose e fichas de autoimagem para os que possam ter indícios de hanseníase.

Serão beneficiados com as visitas porta a porta os moradores do córrego do Joaquim, Córrego do Inácio e Pedro Cocada. “Dividimos a ação em três etapas para melhor atender a área de Nova Descoberta que apresenta uma alta incidência das duas doenças”, explica a coordenadora do Programa de Controle a Hanseníase, Milde Cavalcanti.

A palestra acontecerá na escola da comunidade Professor Rafael e terá como foco os sinais e sintomas, a forma de contaminação, a importância do diagnóstico precoce, o tratamento e a cura. Nesse mesmo encontro, os usuários poderão ser consultados por um dermatologista da rede que estará disponível para atender pacientes com sintomas da hanseníase. No casso da tuberculose, as coletas de secreção serão enviadas para análise no Laboratório Municipal de Análises Clínicas. “Aqueles que se queixarem de manchas que possam indicar hanseníase serão encaminhados para assistir a palestra que acontece terça-feira (25) para conhecer mais detalhes e formas de cura da doença”, destaca Cavalcanti.