NOTÍCIAS

Infraestrutura | 21.09.15 - 13h06

Lixômetro recolhe 925 quilos de lixo na Praia de Boa Viagem

img_alt

Ação educativa em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza das Praias aconteceu no último sábado (19/9). (Foto: Irandi Souza/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), comemorou, no último sábado (19), o Dia Mundial da Limpeza das Praias com uma série de ações educativas na orla de Boa Viagem. As ações buscaram sensibilizar os frequentadores com relação ao descarte correto do lixo e contaram com esquetes teatrais, distribuição de sacos plásticos e a instalação do lixômetro. Durante o evento, foram recolhidos 925 quilos de lixo do trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros delimitados para a atividade, que foi da Pracinha de Boa Viagem até as imediações da Rua Padre Bernardino Pessoa.

O Lixômetro armazena e expõe tudo o que é recolhido pelas equipes de limpeza. O equipamento tem capacidade para até três mil litros de resíduos e a ideia é medir a quantidade de lixo gerada pela população. Durante o dia, o teatro da Companhia Rosa dos Ventos, formado por funcionários da Emlurb, realizou esquetes que simulavam uma partida de futebol distribuindo advertência e cartões para quem jogasse o lixo no calçadão ou na faixa de areia.

“As praias são as áreas de convivência mais democráticas que existem, sendo uma opção de lazer e até de geração de renda para a população. Por isso, é importante que as pessoas tenham consciência da preservação da natureza, com seus oceanos, rios, córregos, se apropriem desses espaços e se conscientizem sobre a importância da colaboração de todos”, destacou o presidente da Emlurb, Antonio Barbosa. 

No evento, foram distribuídas mil sacolas plásticas para a população. Além disso, quatro ecobikes participaram da programação recolhendo materiais recicláveis encontrados na ciclofaixa da orla. Houve, ainda, profissionais fantasiados de garrafa PET e lata de alumínio que abordavam e mostravam à população como descartar corretamente esses objetos.

Todos os dias, uma equipe com cerca de 60 profissionais cuida da orla de Boa Viagem e do Pina, realizando serviços de varrição, fiscalização e limpeza, no calçadão e na faixa de areia, além de realizar a coleta do lixo com o suporte de três caminhões. A coleta regular, que remove o lixo recolhido pelos garis e também o produzido pelos quiosques, acontece duas vezes por dia.

A varrição, por sua vez, é realizada três vezes por dia. À noite, dois equipamentos específicos executam a limpeza da faixa de areia, removendo os detritos localizados em uma profundidade de até 20 centímetros. Além disso, a Emlurb disponibiliza na orla 82 cestos de lixo na faixa de areia e 72 coletores com capacidade para 240 litros para atenderem os quiosques. Por dia, são retiradas cerca de 20 toneladas de resíduos, o que é equivalente a 700 sacos de 100 litros.