NOTÍCIAS

Cultura | 21.09.15 - 10h00

Noite de Mozart e Tchaikovsky no concerto da Orquestra Sinfônica do Recife

img_alt

7º Concerto Oficial terá como solista o clarinetista Isaias Rafael. (Fotos: Lú Streithorst /Arquivo PCR)

 

Uma noite para se encantar com os clássicos da música erudita. Essa é a proposta da Orquestra Sinfônica do Recife para o 7º Concerto da Temporada Oficial 2015, que acontece nesta quarta-feira (23), a partir das 20h, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação, sob a regência do maestro Marlos Nobre, traz composições dos grandes autores Mozart e Tchaikovsky e ainda, a participação solo do clarinetista Isaias Rafael.

A OSR abre a noite com o Concerto para Clarinete e Orquestra, de Amadeus Mozart. A composição, considerada uma das obras primas de Mozart, foi escrita em 1971 para o clarinetista Anton Stadler e foi a última obra orquestral composta por Mozart (cerca de 6 meses antes da sua morte). O concerto é composto por três movimentos: Allegro, Adagio, Rondo: Allegro. O primeiro clarinetista da OSR, Isaias Rafael será o responsável pelo momento solo da música.

O segundo momento da apresentação será dedicado à Sinfonia nº 6, em Si menos, Opus 74 (Patética) de Pyotr Ilych Tchaikovsky. A obra foi escrita enre fevereiro e agosto de 1893 pelo compositor para o seu sobrinho Vladimir Davidov. Escrita em quatro movimentos (Adagio – Allegro non tropo, Allegro con grazia, Allegro molto vivace, Finale — Adagio lamentoso), o concerto tem um caráter curioso quanto a sua composição. Sabe-se que o próprio Tchaikovsky a nomeou de “Pathétique”. A palavra portuguesa “Patética” no seu uso atual não traduz a intenção do compositor que nos queria dar com esta indicação a noção de que esta era uma obra para ser ouvida “com o coração”, uma obra que pretendia desencadear fortes emoções.

O 7º Concerto Oficial da Temporada 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife tem entrada franca ao público. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro de Santa Isabel, a partir das 19h.

ISAIAS RAFAEL- Tem licenciatura plena em música pela UFPE e Especialização pela UFRPE no ensino das artes. Estudou com o professor CARLOS RIEIRO UFPB. Em 1999 curso de aperfeiçoamento no CONSERVATORIO NACIONAL DE PARIS, FRANÇA com o professor RICHARD VIELLEI. Primeira clarineta da sinfônica do Recife e professor do Conservatório Pernambucano de Música. Tem executado como solista e camerista, obras de MOZART, WEBER, DEBUSSY, BRAHMS, STRAVINSKY, SUTERMEISTER, entre outros. Convidado a ministrar cursos em cidades do RN na área de clarineta, como também em projetos dentro de PERNAMBUCO aprovados pela FUNDARPE. Atualmente desenvolve atividades em música de câmera com o Quinteto de Sopros ARRECIFE do qual é o fundador e coordenador.

Serviço:
7º Concerto da Temporada Oficial 2015 da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: dia 23 de setembro
Horário: às 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, Bairro de Santo Antônio, Recife.
Ingressos gratuitos: a partir das 19h, na bilheteria do Teatro.
Informações: 3355.3322 / 3323