Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 21.09.17 - 18h53

Convênio garante plantio de 202 mudas para arborização do Eixo Cicloviário Camilo Simões

img_alt

Parceria entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado beneficia a Praça da República, a Rua da Aurora e as avenidas Agamenon Magalhães, Arthur Lima Cavalcanti e Jaime da Fonte. (Foto: Luiz Fabiano/Cortesia)



O plantio de um ipê-roxo e um pau-de-jangada na Rua da Aurora, área central do Recife, na tarde desta quinta-feira (21), marcou o início da arborização do Eixo Cicloviário Camilo Simões. O projeto é da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e prevê 202 mudas no trecho de 5,1 quilômetros da rota, que liga o Marco Zero à Fábrica Tacaruna.
 
Participaram da solenidade para formalização do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, e o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. A Seturel-PE é o órgão responsável pela implantação do eixo cicloviário, iniciada em abril.
 
Os trechos a oferecerem mais sombra para os ciclistas serão a Praça da República, a Rua da Aurora, a Avenida Agamenon Magalhães, a Avenida Arthur Lima Cavalcanti e a Avenida Jaime da Fonte.
 
Está previsto o plantio de 18 sibipirunas, 12 jucás, 20 paus-de-jangada, 12 resedás, 11 quinas, dois jasmins-mangas, 21 amesclas-de-cheiro, 20 paus-pombos, nove louros-brancos, duas murtas-vermelhas, seis guamirins, seis urucuns, 49 craibeiras, oito saboneteiras e seis paus-brasis. Todas são espécies nativas apropriadas à arborização urbana.  As árvores estão divididas entre de grande (140), de médio (25) e de pequeno (37) porte.
 
Para o secretário Bruno Schwambach, além de ganhos ambientais como a amenização climática, a arborização da ciclovia também contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa, cujo aumento na atmosfera causa o aquecimento global. “Oferecendo mais facilidades de uso da bicicleta, como um caminho sombreado, o poder público desestimula o transporte individual motorizado. Dessa forma, consolidamos a nossa política de baixo carbono”, esclarece.
 
Já Felipe Carreras destacou a importância do engajamento da população do cuidado com essas árvores. “Essas árvores em breve estarão proporcionando sombra para todos. Por isso estão todos, Prefeitura, governo do Estado e população, envolvidos nesse processo”, considera o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. Os filhos do publicitário Camilo Simões também acompanharam a ação na Rua da Aurora. Quando morreu, aos 31 anos, ele ocupava o cargo de secretário de Turismo e Lazer do Recife.