NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 21.09.17 - 16h31

Especialista em estruturas de concreto ministra palestra na URB Recife

 

“Durabilidade de estruturas de concreto”, este foi o tema da palestra ministrada, na manhã de hoje (21), por José do Patrocínio Figueirôa, engenheiro calculista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no auditório da Autarquia de Urbanização do Recife (URB). Entre os presentes, engenheiros e arquitetos da URB e diversas secretarias municipais. O encontro foi uma iniciativa conjunta da URB, da secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, da UFPE e do Instituto de Pesquisa e Inovação para Cidades (INCITI).

A conversa teve como base várias experiências de obras no Brasil e o livro “Projeto da durabilidade de estruturas de concreto em ambiente de severa agressividade”, do professor Odd E. Gjgov, Doutor em Engenharia e em Ciências e professor emérito do Departamento de Engenharia Estrutural da Universidade de Ciência e Tecnologia (NTNU), em Trondheim, na Noruega. Em seu livro o professor traz conclusões que vão mudar radicalmente os critérios de prevenção na durabilidade do concreto em todo o mundo, tudo baseado em décadas de pesquisa em estrutura em ambientes de agressão severa no Mar do Norte.

"A palestra foi muito boa. O professor trouxe um estudo feito na Inglaterra que mostra alterações que podemos fazer no concreto, que não encarecem tanto a obra, para proteger as estruturas da reação álcali-agregado, que nada mais é do que a reação que ocorre a partir da salinidade do mar. Isso afeta as estruturas de ferro e danifica o concreto. Vemos essa situação em obras aqui no Recife, por ser uma cidade litorânea”, explica Rafael Rego Barros, engenheiro e gerente geral de Obras de Encostas na URB.