Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 21.09.17 - 19h02

Prefeito Geraldo Julio debate revitalização urbana em seminário

img_alt

Seminário Inovações e Revitalizações Urbanas contou com palestra Joseph Furst, gerente geral do projeto Wynwood, case de revitalização urbana em Miami. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito Geraldo Julio fez a abertura do Seminário Inovações e Revitalizações Urbanas, que trouxe ao Recife Joseph Furst, gerente geral do projeto Wynwood, ação referência em revitalização de áreas urbanas degradadas, que aconteceu em Miami, nos Estados Unidos. Na ocasião, o prefeito apresentou algumas das iniciativas que ocorrem no Recife e visam resgatar espaços urbanos, como o Programa Mais Vida nos Morros. O evento foi promovido pelo Porto Social, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife. 

"A revitalização urbana tem sido usada em vários centros urbanos no mundo, para transformar e melhorar a qualidade dos espaços e também a qualidade de vida. A gente tem, por exemplo, o Porto do Recife, que virou Central de Artesanato, Museu Luís Gonzaga, restaurantes, aquela nova área de vista e visitação que temos ali. Temos também áreas que foram mudadas pelos próprios moradores, como  é o programa Mais Vida nos Morros, que acontece em várias áreas da cidade. E temos também empreendedores que agora procuram essa mesma característica que o Joseph traz para cá, que cuidam não só para dentro do seu empreendimento, como para além, procurando benefícios para a comunidade do entorno e para toda a cidade", afirmou o prefeito Geraldo Julio.

"Este é um aprendizado importante para o povo do Recife, não só para os artistas, designers, estudantes que estão aqui e que devem participar do processo de mudança do seu bairro, como também empreendedores que podem ver nessa experiência  como promover esse tipo de revitalização na cidade", completou o gestor.

Na sua palestra, Joseph Furs explicou que até 2013, a área de Wynwood era considerada violenta e abandonada, e que a partir de intervenções artísticas o território foi revitalizado, compreendendo hoje um importante conjunto empresarial, gastronômico, de varejo e de entretenimento, que serve de modelo para outras cidades dos Estados Unidos e do mundo. "As melhores pessoas a conhecer e entender a necessidade de seus bairros são as que vivem neles, então nada melhor do que fomentar isso de dentro para fora. É um impacto transformador na cidade, que fomenta mudanças significativas na vida de todo mundo", explicou Furs em sua apresentação.

Até 2013, a área de Wynwood era considerada violenta e abandonada. A partir de intervenções artísticas, o território foi revitalizado e compreende hoje um importante conjunto empresarial, gastronômico, de varejo e de entretenimento. O modelo está inspirando a incubadora Porto Social para a criação do “Vale Social”, no Recife. "A ideia é revitalizar os bairros da Ilha do Leite, Paissandu, Boa Vista e Ilha do Retiro, para torná-los referência no desenvolvimento artístico, criativo e social", informou Fábio Silva, presidente da Organização que, que é a primeira incubadora de projetos sociais do Brasil.