Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.09.22 - 11h13

ABAV Expo Internacional chega ao Recife

img_alt

Após 20 anos, a maior feira de turismo das Américas está em solo pernambucano e acontece no Centro de Convenções entre 21 e 23 de setembro. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)


A maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo Internacional, desembarca no Recife após 20 anos desde a última edição realizada em solo pernambucano. Dando o pontapé inicial da programação, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, realizou um encontro com o trade turístico, imprensa e autoridades, nesta terça-feira (20), no Forte do Brum. O prefeito, João Campos, destacou que o setor é estratégico para o desenvolvimento da cidade. 

 “Hoje é um dia de grande alegria e também de emoção para o Recife. É uma responsabilidade muito grande esse momento onde a gente constrói uma retomada para segmentos que foram muito impactados pela pandemia, como turismo e cultura. Segmentos que são feitos por pessoas e movimentando pessoas. Poder participar de um momento de reinauguração de um tempo de promoção e de atividade é estratégico para a cidade. Com o reposicionamento do Recife e o fortalecimento dos equipamentos públicos é algo que faz parte desse roteiro. A cidade boa para o turista, é a cidade que é boa para o cidadão, para o morador da cidade”, detalhou o gestor.

“O turismo é transversal. É preciso cuidar da cidade como um todo e dos ecossistemas  para garantir o fortalecimento da atividade turística.  Contem comigo nessa tarefa, nesse desafio, pra gente fortalecer a nossa cidade e poder recepcionar tanta gente querida de fora. Nós nunca vamos nos furtar do diálogo, da construção coletiva, da valorização da atividade produtiva. Recife vai escolher caminhos ousados, caminhos que podem trazer resultados muito grandes para nossa cidade. O turismo é uma grande atividade para a nossa cidade, é algo que a gente tem o compromisso e o dever de fortalecer”, acrescentou o prefeito.

O encontro foi um esquenta para a ABAV Expo Internacional, que acontece entre os dias 21 e 23 de setembro, no Centro de Convenções. O Recife, como destino co-anfitrião, preparou uma série de ações para os participantes, que vão desde a experiência inovadora no estande dentro da feira quanto aos passeios turísticos gratuitos para promoção do destino. 

Dentro da ABAV, o estande da cidade ressaltará a campanha “Recife é pra ficar”. Serão 162m2, com experiência 360º divulgando alguns dos principais atrativos turísticos recifenses, além de espaço dedicado para roda de negócios, em que representantes locais da rede hoteleira e receptivo poderão usufruir. Haverá ainda uma pesquisa de satisfação do profissional do segmento do turismo com o destino.

A dimensão da 49ª ABAV Expo Internacional promove um reflexo positivo para cidade e toda cadeia produtiva do turismo, como hotéis, bares e restaurantes, além do incremento da movimentação de turistas na cidade. A expectativa é que 30 mil pessoas circulem pela feira que é apontada por 72% dos profissionais do segmento como o evento de maior relevância do mercado para participar em 2022. “Fizemos uma concorrência, recebemos 12 propostas e Pernambuco foi imbatível. Ganharam não só a concorrência, mas o nosso amor e o nosso carinho eterno. Foram 400 dias de muito trabalho. Tudo o que a gente encontrou dentro do pavilhão, a gente usou. Isso só foi possível porque o prefeito e a equipe foram extremamente comprometidos. Nós estamos aqui agradecendo a vocês, porque vocês estão criando um novo turismo em Pernambuco e vocês deixaram a gente fazer parte disso”, destacou a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar. 

A ABAV Expo Internacional é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que possui escritórios em todos os estados do Brasil. Junto às agências, representam 80% das vendas de destinos nacionais. O Nordeste é a 3ª região que mais recebe feiras, com 272 eventos ocorridos anualmente. O resultado fica atrás do Sudeste (834) e do Sul (681). O ramo de feiras gera um volume de negócios próximo a R$ 1 trilhão. “A gente está recebendo a 49ª ABAV Expo Internacional, no Centro de Convenções. O evento já é um sucesso, já é uma realidade aqui para a nossa cidade”, pontuou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

ASSUNTOS: