Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 21.09.22 - 15h29

Recife é vitrine e tem destaque na ABAV Expo Internacional

img_alt

Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, preparou a cidade e uma vasta programação para os participantes da maior feira de turismo da América Latina. (Foto: Dondinho/PCR)

 

Destino coanfitrião da 49ª edição da ABAV Expo Internacional, o Recife está com uma série de ações para a maior feira de turismo das Américas, que acontece nos dias desta quarta (21) até sexta-feira (23), no Centro de Convenções de Pernambuco. Além de ser vitrine para o evento, com sinalizações de divulgação em pontos estratégicos da cidade, a capital pernambucana conta com um amplo estande para promoção do destino dentro da feira e passeios turísticos que promovem a cidade. As ações são uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer. A abertura da 49ª edição da ABAV Expo Internacional ocorreu, na manhã desta quarta-feira (21), no Teatro Guararapes. Durante a abertura, o prefeito do Recife, João Campos, destacou o quanto o evento veio para fortalecer ainda mais a cadeia turística.

 

“É uma alegria para o Recife, depois de 20 anos, poder trazer um evento desta magnitude. A cadeia do turismo, além de ser uma indústria limpa, impulsiona e mobiliza muitas outras atividades de forma direta e indireta. E, para uma cidade como o Recife, é fundamental o fortalecimento da cadeia do turismo. A gente tem feito uma agenda intensa. Neste mês de setembro, por exemplo, a gente está consolidando o esporte na nossa cidade. São dez competições nacionais e internacionais que a cidade sedia e, com isso, a gente mobiliza não só os equipamentos esportivos, como também os turísticos”, pontuou.

 

Já a presidente nacional da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Magda Nassar, destacou a grandiosidade desta edição da ABAV Expo Internacional. “A ausência da ABAV no Recife, de 20 anos, vai ser recompensada pelo evento grandioso que vai acontecer nos próximos três dias. Nós estamos usando esse Centro de Convenções inteiro. São 29 mil m2 e as oportunidades de negócio são inúmeras. Temos os 27 estados brasileiros presentes e temos um número de destinos internacionais que já é recorde.  Além disso, temos 35 hosted buyers (compradores de destinos) convidados, do mundo inteiro, que vão levar o nosso nome, o nosso orgulho do Brasil, para os seus países. O nosso maior compromisso é gerar negócios, é capacitar, ensinar”, comentou ela.

 

Com expectativa de público de quase 30 mil pessoas, a ABAV é também um local para negócios uma vez que reúne todos os profissionais ligados ao turismo. O estande Recife terá 162m2 e destaca a campanha de promoção turística “Recife é pra ficar”. Entre tantos outros atrativos, a ação ressalta o selo de Turismo Criativo, por ser a única cidade brasileira a integrar a Rede Internacional de Turismo Criativo (Creative International Network), organização internacional responsável pelo desenvolvimento do turismo criativo em todo o mundo, além da chancela de Cidade Criativa pela Unesco, na categoria Música.

 

Ainda no estande, será oferecida a experiência 360º divulgando alguns dos principais atrativos turísticos recifenses, além de espaço dedicado para roda de negócios, em que representantes locais da rede hoteleira e receptivo poderão usufruir. Haverá ainda uma pesquisa de satisfação do profissional do segmento do turismo com o destino. O espaço dedicado ao Recife dentro da ABAV dará grande destaque à cultura local, com a participação de passistas caracterizados como personagens que fazem referência às raízes recifenses. Nos três dias de feira, um grupo musical com instrumentos harmônicos também fará a ativação cultural.

 

Um dos momentos de destaque do evento será o treinamento promovido pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, por meio do Observatório de Turismo do Recife - OTREC (https://observatorioturismo.visit.recife.br/). O encontro, que será na quinta-feira (22), às 16h, na Vila do Saber, espaço educacional da ABAV, apresentará o OTREC para o público e o seu importante papel enquanto motor de acompanhamento do cenário do turismo local.

 

Na sequência, a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, participará do painel Resenha com Elas, um bate-papo informal com lideranças femininas no Turismo. Esta roda de conversa será comandada pela presidente nacional da ABAV, Magda Nassar. Pâmela também estará presente no workshop da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (ANSEDITUR), que será na manhã do mesmo dia.

 

A feira também acontece fora do Centro de Convenções, com ativações diversas da Prefeitura do Recife. Entre elas, um workshop Recife é pra ficar, que será no Teatro do Parque, ainda na quinta-feira (22), das 9h30 às 12h. Este encontro será direcionado para 120 agentes de viagens associados à ABAV Nacional. O treinamento será realizado a partir de um espetáculo musical, com tópicos que serão trazidos para o agente de viagem, enaltecendo as características do Recife, como sua localização estratégica, atrativos e selos de destaque, como o de Turismo Criativo e Cidade Criativa na categoria Música.

 

Os principais players participantes da ABAV também foram convidados para conhecer de perto os atrativos da cidade, por meio dos passeios turísticos promovidos pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. A partir do Olha! Recife, projeto de sensibilização turística que acontece semanalmente, os participantes poderão conhecer locais históricos como o Bairro do Recife, Praça da República, Pátio de São Pedro, Rua da Aurora, Bairros de Santo Antônio, São José e Boa Vista, entre outros. São três formatos de passeios oferecidos nos três dias de feira.

 

A ABAV Expo Internacional é realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), que possui escritórios em todos os estados do Brasil. Junto às agências, representam 80% das vendas de destinos nacionais.