NOTÍCIAS

| 21.10.11 - 17h39

Dia Nacional do Cirurgião-Dentista é comemorado no Parque Treze de Maio

Mobilização ocorreu no Parque Treze de Maio

Por Victor Ferreira

A Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (21), a III Mostra de Arte, Educação e Política em Saúde Bucal, em comemoração ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, celebrado no próximo dia 25 de outubro. O evento foi realizado no Parque Treze de Maio, na Boa Vista, com a presença de profissionais dos seis Distritos Sanitários do município, cada um trabalhando uma temática diferente.

Pela manhã, a mobilização contou com a participação de alunos da Escola Municipal Ana Rosa Falcão de Carvalho, localizada em Santo Amaro. As crianças foram orientadas a respeito da prevenção de doenças relacionadas à alimentação e ao consumo de açúcar, como a cárie.

Os estudantes assistiram a palestras ministradas por acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade de Odontologia do Recife (FOR). Na abordagem, eles foram ensinados sobre a importância de como escovar os dentes. A coordenadora de Pesquisa e Extensão da FOR, Isabel Araújo, falou sobre a importância do evento. “Queremos que as crianças aprendam, desde cedo, a fazer uma limpeza bucal adequada, pois geralmente, elas não gostam de escovar os dentes”, disse.

A professora Valdenice Correia, que levou estudantes de três e quatro anos para a mobilização, afirmou que faz diferença uma abordagem com brincadeiras. “Desta forma, as crianças aprendem na prática o que ensinamos dentro de sala de aula. Aqui, elas estão explorando a capacidade de interação. Alguns tiveram medo de vir, pois achavam que fariam extração de dentes, mas eu expliquei que ninguém passaria por isso e eles vieram muito felizes”, disse.

Em outro espaço do Treze de Maio o destaque era a saúde bucal. O público recebeu orientações e participou de jogos e pinturas. “Viemos falar sobre a alimentação para os adolescentes, com atividades recreativas”, informou a técnica em saúde bucal do Distrito Sanitário (DS) III, Marli Alves.

Ainda dentro da programação, houve apresentação de teatro de fantoches no mini-palco montado no centro do parque. A peça foi encenada por agentes de saúde ambiental e dentistas da Unidade de Saúde da Família (USF) Vietnã, nos Torrões. O foco da peça foi a prevenção em saúde bucal.

Durante a mobilização também teve espaço para a discussão de outros temas importantes para a qualidade de vida. Um deles foi o combate ao mosquito Aedes aegypti. Os profissionais e aprendizes do Programa de Saúde Ambiental do DS II, que compreende os bairros da Zona Norte, apresentaram a campanha Derrube o Mosquito da Dengue. Entre as atividades oferecidas, brincadeiras como jogo dos 7 erros e memória, além da distribuição de brindes.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do Distrito Sanitário IV, falou sobre fonoaudiologia. No local, houve apresentação de vídeos sobre a temática, distribuição de material educativo, além de escovódromo e atividades educativas em prevenção à saúde bucal.

A mobilização da Secretaria Municipal de Saúde ainda teve a participação do Grupo de Idosos Grão de Areia, vinculado à Unidade de Saúde da Família (USF) Paz e Amor, no Ibura.