Pais elegem seus representantes para o Conselho Municipal de Educação
Por Marcos da Silva
Nesta quinta-feira (20), os pais que têm filhos matriculados nas escolas da Prefeitura do Recife e residem em uma das seis Regiões Político-administrativas (RPAs) da Cidade, participaram da eleição de seus representantes para o Conselho Municipal de Educação (CME). Dos cinco candidatos, dois foram eleitos para um mandato de dois anos.
“A Secretaria de Educação tem incentivado a participação dos pais em todos os espaços e instâncias da educação municipal. A representação deles no Conselho possibilita que também participem do processo democrático de construção de uma educação de qualidade”, ressalta a secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano.
O CME é o órgão que fiscaliza e normatiza as políticas públicas na Educação. Ao todo, 19 membros da sociedade civil e do governo são eleitos para um mandato de 2 anos anos, podendo ser reeleitos por mais 2. Além dos pais de alunos, o Conselho é composto por 2 membros do segmento estudantil; um das escolas e creches comunitárias conveniadas; um do Sindicato dos Professores do Recife (Sinpere); um do Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Recife (Sindsepre); um dos diretores de escola; um de organização não-governamental (ONG); dois da Câmara de Vereadores do Recife; um do Conselho Tutelar; um de universidade; cinco do governo e um de escola particular.