Plano de Carga e Descarga define horários, normas de circulação e vagas Zona Azul específicas
De acordo com o Plano de Ação para Carga e Descarga lançado hoje (21) pelo prefeito João da Costa, nas avenidas de grande fluxo, que têm proibição de estacionamento permanente, haverá horários em que a carga e a descarga poderão ser feitas. Essa medida terá o nome de Operação Corredor Limpo e só permitirá o abastecimento dos centros comerciais nos horários das 22h às 05h ou 23h às 05h, nos dias úteis e sábados. Entre os corredores com a nova regulamentação estão as avenidas Recife, Caxangá, Mascarenhas de Morais, Norte, Cruz Cabugá e Domingos Ferreira.
Outro item do Plano é a definição de critérios para carga e descarga no Centro (São José, Santo Antônio, Recife e Boa Vista). Nessa região, haverá a implantação de vagas de Zona Azul para carga e descarga. Serão mais de 100 espaços distribuídos em mais de 30 ruas. Nessas vias, as vagas serão destinadas exclusivamente para veículos de até seis metros de comprimento. “O valor da Zona Azul será o mesmo já cobrado para os carros atualmente, porém o período de permanência será de, no máximo, uma hora. Com isso iremos criar a rotatividade e liberar os espaços para outros veículos”, explicou Maria de Pompéia.
Além da nova modalidade de Zona Azul, o documento definirá a restrição de circulação de veículos com mais de seis metros de comprimento no Centro do Recife e principais corredores de transporte. Os veículos acima desse tamanho não poderão circular das 06h às 22h. Já nos corredores de transporte, a restrição desses caminhões será durante os horários de pico, assim definidos: 6h30 às 9h e 17 às 20h.
Por fim, será tratada a operação de carga e descarga no entorno dos mercados públicos. No entorno desses locais serão definidas as vagas com horários para abastecimento dos centros comerciais, criando uma rotatividade dos veículos que irão utilizar os espaços para o fornecimento das mercadorias. Estão previstos no projeto os arredores dos mercados da Boa Vista, São José, Casa Amarela, Encruzilhada, Afogados, Madalena, Água Fria, Beberibe, Nova Descoberta e Cordeiro. Também nesses espaços haverá limite de comprimentos dos veículos que deverão ser utilizados.