NOTÍCIAS

Cultura | 21.10.11 - 15h20

Prefeito participa de assinatura de ordem de serviço para obras do Terminal Cosme e Damião

No ato, que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas,  também foi lançado o edital para a construção da Passarela do Aeroporto. As obras fazem parte das intervenções para a Copa do Mundo 2014

O prefeito do Recife, João da Costa, participou, na manhã desta sexta-feira (21), do ato de assinatura da Ordem de Serviço (OS) para o início das obras do Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião, e do lançamento do edital de licitação para a construção da Passarela do Aeroporto Internacional Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Juntas, as intervenções têm um investimento de R$ 46 milhões e fazem parte das obras de mobilidade com vistas a Copa do Mundo 2014. Os documentos foram assinados pelo governador Eduardo Campos.

Na ocasião, também foram lançados os editais de licitação para reforma dos Terminais do Recife, Igarassu e Camaragibe e para a contratação de projeto executivo de reforma dos Tis de Afogados e Cavaleiro.  Foram licitados, ainda, equipamentos (kit básico) que irão padronizar os 13 terminais existentes e os que estão sendo construídos. Por meio do Fundo de Manutenção , foi dada a OS para a reforma emergencial dos TIs do Barro e Cavaleiros e de outros cinco miniterminais (Jordão Alto, Cabo; Alto José Bonifácio; Dois Unidos e Pau Amarelo) . “Estamos aproveitando esse grande evento esportivo para acelerar o processo de resolução de projetos que visam à qualificação e a estruturação do sistema integrado de transporte na Região Metropolitana do Recife. Dessa forma, teremos uma redução no gasto com passagem, pois, o sistema integrado de passageiros vai permitir que ele circule por todas as cidades com um único bilhete , disse o prefeito.

Realizada na divisa entre a capital pernambucana e a cidade de São Lourenço da Mata, o Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião deve começar a ser construído na próxima semana e a expectativa é que as obras sejam concluídas em até 12 meses. Na área de 7.625.74 m2, serão erguidas duas plataformas de embarque e desembarque, sendo uma para o Transporte Rápido de Ônibus (TRO) e a outra para o modelo de transporte convencional. Haverá, também, uma lanchonete, dois quiosques, quatro lojas e um bicicletário. Todo o terminal será construído com pisos táteis, respeitando os padrões de acessibilidade

A passarela do Aeroporto permitirá que o usuário acesse diretamente o Terminal Integrado e o Metrô do Aeroporto, por meio de uma esteira rolante, facilitando o deslocamento dos turistas para qualquer parte da Região Metropolitana do Recife.  Com extensão total de 461,27m, a passarela terá inicio no Aeroporto, passará pela Avenida Mascarenhas de Moraes, seguirá pela Avenida Barão de Souza Leão, entrará na rua do colégio Maria Tereza e terminará no TI do Aeroporto, que estará integrado ao Metrô. De acordo com o governador, todo investimento visa deixar um legado para a população pernambucana depois da Copa do Mundo. “Seremos a única cidade que teremos o aeroporto totalmente integrado com a Cidade da Copa; será possível utilizar a passarela, chegar na integração do metrô até o local. Optamos por estádios considerados mais simples e não receber a Seleção Brasileira, para poder fazer obras e projetos que ficarão no Estado e fará a alegria dos cidadãos”, falou Campos.