NOTÍCIAS

Esportes | 21.10.11 - 16h17

Prefeitura do Recife e Federação Pernambucana de Patinagem assinam convênio

Escolinha de Hóquei sobre Patins irá beneficiar 40 crianças de 07 a 14 anos

Por Pedro Oliveira

Na manhã desta sexta-feira (21), o secretário Especial de Juventude, Eduardo Granja, e o Presidente da Federação Pernambucana de Patinagem, Alberto Guerra, assinaram, no SESC de Santo Amaro, o convênio entre a Prefeitura do Recife e a entidade que mantém o projeto Patinando para a Cidadania, realizado com sucesso desde 2008. A parceria criou uma escolinha de hóquei sobre patins para crianças de 07 a 14 anos, tendo como professor o ex-treinador da seleção brasileira da modalidade, Leônidas Agra.

O convênio tem duração de um ano e irá garantir mais essa modalidade para alunos da rede municipal e participantes dos Círculos Populares de Esporte e Lazer, se juntando às mais de 30 atividades oferecidas pelo programa, no Geraldão e em diversos núcleos em toda a cidade do Recife. “A importância da continuidade desse projeto é visível. Antes os meninos e meninas tinham dificuldade até para patinar, o que já ficou fácil para eles. Agora é possível perceber inclusive o domínio de fundamentos do hóquei, como condução da bola com o stick e as tacadas. Além disso, há um outro nível de comportamento de grupo, de convivência e até mesmo de disciplina”, disse Eduardo Granja.

A escolinha de hóquei será ministrada no SESC de Santo Amaro, atendendo a 40 crianças, podendo ainda ser ampliada para o SESC de Casa Amarela. “O hóquei em Pernambuco passou por um momento áureo na década de 90, mas caiu muito desde lá, então acho que com esse trabalho de base que está sendo feito a tendência é que possamos voltar a ser referência no Brasil”, afirmou Alberto Guerra.

O ato de assinatura contou ainda com a presença dos vice-presidentes da Confederação Brasileira de Hóquei sobre Patins (CBHP), Mário Guedes e Fortunato Russo, que falou sobre a importância da parceria. “Além da parte social, é muito bom porque podemos descobrir grandes valores. Já podemos ver aqui garotos com aptidões incríveis”. O investimento da Prefeitura é de R$ 17 mil, que são repassados à Federação, que por sua vez, fica responsável pela compra dos equipamentos e materiais esportivos.