NOTÍCIAS

Esportes | 21.10.11 - 16h24

Prefeitura lança Programa de Qualidade de Vida do Professor

O evento contará com a participação de Carla Camurati, produtora do filme “Uma Professora Muito Maluquinha, que será exibido para os educadores

A Prefeitura do Recife lança, neste sábado (22), às 16h, no Cinema São Luiz, o Programa de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde do Educador. A ação faz parte da política de valorização do professor implementada pela Prefeitura do Recife. Durante o evento será exibido o filme Uma Professora Muito Maluquinha, que faz parte do Festival Internacional de Cinema Infantil, com a presença de Carla Camurati, produtora do filme, que participa de um bate-papo com os educadores. A expectativa é que mil educadores estejam presentes ao ato.

De acordo com a secretaria de Educação, Ivone Caetano, esta é uma ação pioneira da Prefeitura do Recife. “A questão da qualidade de vida no ambiente de trabalho está cada vez mais disseminada no mundo e o nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos profissionais e, consequentemente, a qualidade do ensino na Rede Municipal”, afirma. 

As primeiras ações do programa serão desenvolvidas através do Projeto “Cuidar d@ Educador@”. A partir da próxima semana, de segunda a sexta-feira, à noite, e sábado, pela manhã e à tarde, uma série de atividades serão realizadas no Centro de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, e no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania, no Bairro da Boa Vista destacando temas de promoção da saúde física e mental e prevenção das patologias associadas à profissão, que contribuem para constantes afastamentos do ambiente de trabalho, sobretudo dos profissionais que atuam em sala de aula. 

Os temas desenvolvidos foram escolhidos através de uma enquete feita no Portal educar.recife.com (Portal do Professor). A pesquisa, realizada entre os dias 22/08 e 04/10, teve os seguintes temas eleitos pelos professores: Acupuntura, Dança de salão, Hidroginástica, Yoga, Reflexologia, Oficina Vivencial, Alongamento, Exercícios de Bioenergética, Natação, Seminários, Roda de Terapia e Arteterapia. 

Professores da rede com habilitação profissional específica nos campos de interesse desse projeto, bem como profissionais de fora da rede, reconhecidos pela sua atuação, serão os coordenadores dos encontros. Os educadores interessados precisam fazer a sua adesão no Portal do Professor