Bailarino emociona plateia em performance sobre tratamento de câncer
O bailarino Saulo Uchôa levou a plateia do Teatro Hermilo Borba Filho às lágrimas, nesta segunda (20), dentro da programação do 19º Festival Internacional de Dança do Recife. No espetáculo “Anticorpo”, Saulo expurga as dores que o acompanharam durante o processo de um tratamento de câncer, numa performance forte e comovente. Realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, o 19º FIDR prossegue até o dia 26 com espetáculos, oficinas e seminários em sua programação.
Criada dois anos depois da cura de Saulo, a performance é um emocionante esforço de simbolização da doença por parte do bailarino. Já no início, o público é transportado à sala de espera de um hospital, partilhando com o performer a angústia dos momentos que antecedem uma sessão de quimioterapia. O cheiro de éter e álcool se espalha pelo local, enquanto se ouve a voz de uma recepcionista chamando nomes de pacientes. A angústia cresce.
Nos trinta minutos seguintes, Saulo traduz em movimentos de dança contemporânea as mudanças do seu corpo ao longo do tratamento e o peso da doença. Entre os momentos mais comoventes está a gravação de um relato do artista sobre a sua primeira sessão de quimioterapia. O depoimento precisou ser gravado pela impossibilidade do artista compartilhar desse momento ao vivo sem emocionar-se.
A servidora pública Fátima Farias foi ao Teatro Hermilo Borba Filho para conferir pela segunda vez o espetáculo. “É muito emocionante e toca demais quem já passou pela doença ou acompanhou uma pessoa querida no sofrimento que é um tratamento de câncer”, colocou.
Programação – Nesta terça (21), a programação do 19° FIDR segue com os espetáculos “Divertissement”, do Stúdio de Danças, às 20h, no Teatro Barreto Júnior, e “Territórios”, da Acupe Cia. de Dança, às 20h30, no Teatro Apolo. Amanhã (22), a programação leva o espetáculo “Sete Solos”, do Grupo Sete, às 12h30, para o Paço Alfândega; e “Rio de Contas”, da Cia. de Dança SESC Petrolina, às 20h, para o Teatro Luiz Mendonça.