NOTÍCIAS

| 21.10.14 - 15h55

Samu discute avanços e desafios no atendimento à população

O evento vai contar com um debate sobre o vírus ebola e um simulado de resgate aeromédico

Na próxima quinta-feira (23), acontece no Centro de Convenções (Cecon) de Pernambuco, em Olinda, a 4ª Jornada do Samu Metropolitano do Recife. A programação conta com mesas redondas, palestras, incluindo sobre a prevenção contra o Ebola, e um simulado de resgate aeromédico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.protecaoeventos.com.br. O evento ocorre paralelamente à 13ª edição da Feira Norte-Nordeste de Saúde, Segurança no Trabalho e Emergência (PreveNor).

A primeira mesa redonda do dia vai discutir como foi a preparação das autoridades de saúde do Estado para um grande evento e o legado da Copa do Mundo para os profissionais, incluindo do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Além do coordenador do Samu, Leonardo Gomes, vão participar a secretária-executiva Estadual de Saúde, Ivette Buril, o gerente geral da Vigilância Sanitária do Estado (Apevisa), Jaime Brito, e a tenente-coronel Maria Sandra Andrade, Unidade Avançada de Apoio à Saúde, montada ao lado da Arena Pernambuco, durante o mundial.

Terão ainda discussões sobre os desafios da Regulação Médica; estratégias da educação em saúde, como o projeto Samu nas Escolas; e sobre os atendimentos feitos pelo Samu.

Uma das palestras no evento apresenta o tema O vírus Ebola – Cadeia de Prevenção. O médico infectologista Demétrius Montenegro, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, e a médica Fátima Rosane Farias Bemvindo, do Samu, vão falar sobre como as Vigilâncias, Samu e Hospital Oswaldo Cruz se prepararam para receber um paciente infectado pelo vírus.

A médica Marina Hirtschle, do Samu Ipojuca, e o Major Edson Marconi, do Corpo de Bombeiros, vão abordar os incidentes com múltiplas vítimas. Serão discutidos o gerenciamento e as principais dificuldades durante esse tipo de ocorrência, a prioridade de socorro, posicionamento das viaturas e condução das vítimas às unidades de saúde.

Um simulado de resgate aeromédico vai demonstrar como o Samu age para fazer o atendimento pré-hospitalar a vítimas graves. A atividade, que vai acontecer na área externa do Cecon, vai contar com 2 (duas) motolâncias, 1 (uma) ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência e dois helicópteros.