NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 21.10.15 - 09h13

Alunos da primeira turma do Prouni Recife participam de evento de integração

img_alt

Estudantes contemplados com o programa estão tendo aula em oito faculdades particulares desde agosto e tiveram atividades extras nesta terça-feira (20). (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Alunos da primeira turma do Prouni Recife participaram, na noite desta terça-feira (20) do 1º Encontro Prouni Recife Além do Campus, que teve o objetivo de congregar os estudantes e abordar as vivências deles no âmbito acadêmico. Coube ao prefeito Geraldo Julio transmitir uma mensagem de satisfação de toda a Prefeitura com a vitória dos “prounistas” em terem conseguido uma vaga em uma das oito instituições de ensino parceiras do projeto. Ao todo são 242 pessoas contempladas com bolsas universitárias integrais.

Durante o encontro, o prefeito tratou os alunos como verdadeiros vencedores, pois para ingressarem em um dos 40 cursos oferecidos pelas instituições, os estudantes passaram por várias etapas na seleção e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi utilizada. “A gente está oferecendo essas vagas para os jovens exatamente em um momento difícil que o país passa. Além disso, esses jovens poderão disputar de igual para igual no mercado de trabalho com pessoas que estudem em qualquer lugar”, destacou o prefeito Geraldo Julio.

O Prouni Recife é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, e destina aos alunos contemplados bolsas de estudo integral para jovens egressos do ensino público. Uma dessas jovens é a estudante do curso de educação física da Faculdade Maurício de Nassau, Jara Lima. Ela ressaltou a importância que o Prouni Recife tem na sua vida e se disse alegre no novo ambiente de estudo. “É uma experiência nova e maravilhosa, porque muitas pessoas que não tem condições de pagar uma faculdade particular, passam muito tempo tentando entrar em uma faculdade pública. E às vezes muito tempo é perdido por causa disso”, avaliou. Jara está tendo aula desde agosto na nova vida acadêmica e contou que “está sentindo o gostinho de ser universitária”.

Durante o encontro, os beneficiados pelo Prouni Recife tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras sobre desenvolvimento de carreiras, ministradas pelos especialistas Marcos Streider e Flávio Vasconcelos, do Papo de Universitário, sobre empreendedorismo pessoal e carreiras de sucesso. Também houve uma apresentação que detalhou o programa para os estudantes e abordou os direitos e deveres deles. Além disso, os estudantes também se cadastraram no projeto Emprego e Renda para terem acesso às vagas no mercado de trabalho oferecidas pela Agência de Emprego do Recife. 

O evento serviu para que houvesse uma integração entre os alunos do Prouni Recife de várias faculdades com a equipe da própria Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional. “Nós queremos aproximar esses estudantes com atividades extras, sendo workshops, calouradas, seminários, palestras, para que os alunos possam se enriquecer mais ainda e o Prouni Recife gere novos frutos", explicou o secretário Jayme Asfora. 

PROGRAMA - Compromisso firmado no plano de governo do prefeito Geraldo Julio, o Prouni Recife foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e é um programa da Prefeitura do Recife que oferece bolsas universitárias gratuitas a estudantes da cidade. O programa funciona sob o regime de benefício fiscal no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) pago pelos Institutos de Ensino Superior (IES).

Em seu primeiro semestre de funcionamento, o Prouni Recife tem 242 alunos já cursando 40 diferentes graduações regulares em oito instituições de ensino: Centro Universitário Maurício Nassau (Uninassau), Faculdade Boa Viagem (FBV), Faculdade Estácio do Recife, Faculdade Joaquim Nabuco, Faculdade Nova Roma, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) e Faculdade dos Guararapes de Recife.

Um total de 6.607 estudantes se candidataram às bolsas do Prouni Recife. Os três cursos mais procurados como primeira opção foram medicina, direito e nutrição. Já como segunda opção, os três mais procurados foram direito, administração e nutrição. Os requisitos para concorrer ao programa foram: ser brasileiro, residente e domiciliado no município do Recife, não portador de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) com média mínima de 450 pontos e não zerar a prova de redação; comprovar residência no município do Recife por, no mínimo, três anos, contados da data de inscrição do Programa; não possuir diploma de graduação.