NOTÍCIAS

Cultura | 21.10.15 - 16h32

Danças Urbanas, Dançando na Rua e grupo da Eslováquia no último final de semana do 20º FIDR

img_alt

Festival encerra com apresentações do Grupo Corpo comemorando 40 anos de atividades. Foto: (José Luiz Pederneiras/Divulgação)

 

Você tem apenas três dias para curtir a programação do 20º Festival Internacional de Dança do Recife. E ai? Vais ficar em casa? Porque o que não vai faltar de sexta (23) a domingo (25) é atração para todos os gostos e públicos. Duelo de dança urbana, a produção coreográfica da Eslováquia, a celebração dos 40 anos do Grupo Corpo e apresentações na rua marcam este último final de semana do festival. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife.  

A sexta-feira começa com a Mostra de Danças Urbanas, a partir das 16h, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu. Numa parceria entre o 20º FIDR e a Associação Metropolitana de Hip Hop de Pernambuco, a atividade vai contar com dez competidores, incluindo um da Bahia, que realizarão um duelo de Hip Hop no palco do teatro. São eles: Hianne Alves (PB), Will Oliveira, Tássio Brown, Gessy Felix, Igor (Lastigha), Dimitri, Sung, Mago, Poppin Tom e Popper Priscila (BA). O público tem entrada franca à competição, mas precisa retirar os ingressos antes na bilheteria do Luiz Mendonça. A Mostra acontece também no sábado (24), no mesmo horário: das 16h às 21h.

No Teatro Apolo, no bairro do Recife, às 19h, se apresenta pela primeira vez no Brasil a Debris Company, da Eslováquia, com o espetáculoSoliloquy. Com concepção e direção de Josef Vlk, o solo é baseado no último capítulo do clássico romance Ulisses, de James Joyce. A vinda da Debris Company é uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Prefeitura da cidade de Bradeslavsk e o Consulado da Eslováquia na capital pernambucana. 

No Teatro Hermilo Borba Filho, a partir das 20h, tem o espetáculo Cara da Mãe, do Coletivo Cênico Tenda Vermelha (PE). A obra é inspirada no feminino, especialmente na compreensão do universo da maternidade, com suas inquietudes e conquistas no mundo contemporâneo. Surgiu como fruto de ação coletiva de três bailarinas, que dão voz a sua inquietação pessoal e artística. A direção geral é de Luciana Lyra.   

Sábado, 24 – Daniela Santos (PE) leva neste dia para o Teatro Hermilo Borba Filho, o espetáculo Átman, a partir das 18h. A performance é criada a partir das sensações percebidas no dia, tensões corporais e dificuldades energéticas, usando partes do corpo, conexões, segmentos, localizações no espaço, para criar um dinâmico jogo cênico com a plateia e brincar com possibilidades de comunicação. 

De São Paulo, a Cia Siameses vem ao Recife para apresentar Albedo. A obra que será apresentada a partir das 19h, no Teatro Apolo, bairro do Recife, trabalha um território simultaneamente imaginário e real, entre a dança e o teatro. Com a utilização de mascaras que carregam a marca dos teatros de bonecos da tradição popular, o grupo revela o que escondemos, e o que fazemos para obscurecer aparências que acreditamos como realidades absolutas. A concepção e direção são de Maurício de Oliveira.

No palco do Teatro de Santa Isabel, na Praça da República, as cortinas serão abertas para a volta ao Recife do Grupo Corpo (MG). Com o espetáculo Grupo Corpo 40 anos, a apresentação traz duas criações: Suíte Branca e Dança Sinfônica. Serão dois dias de espetáculos: sábado, 24 e domingo, 25, sempre às 20h30. A direção geral é de Paulo Pederneiras. 

Domingo, 25 – No último dia do 20º FIDR, a dança ganha as ruas e invade o Recife Antigo de Coração. A partir das 16h, na Praça do Arsenal, bairro do Recife, o projeto Dançando na Rua em parceria com o festival, leva para o público onze grupos de dança locais: Studio de Danças, Cia. Carolemos Dançarte, Balé Deveras (que comemora 35 anos), Cia. Malungo, Cia. Sopro de Zéfero, Obirim Mejeji, Cia. Pernambucana de Sapateado e Dança, Carvalho Cia. de Dança, Mostra de Danças Urbanas, Espaço e Grupo Endança, Cia. do Frevo do Recife (da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges) e Cia. de Dança Fátima Freitas.

 

Serviço:

20º Festival Internacional de Dança do Recife

Quando: de 17 a 25 de outubro

Locais: Teatros Santa Isabel, Apolo, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça e no projeto Dançando na Rua, dentro da programação do Recife Antigo de Coração, no bairro do Recife.

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) / R$ 5,00 (meia)

Informações: 3355.3137 (Gerência de Artes Cênicas do Recife)

www.facebook.com/festivaldancarecife