NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.10.15 - 12h16

PCR participa de seminário sobre integração entre os sistemas de Justiça e assistência social

img_alt

A gestão municipal foi representada pela secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, participou, nesta terça-feira (20), do seminário Sistema de Justiça e Sistema Único de Assistência Social (SUAS) - Ações Integradas. O evento foi realizado no Centro Paulo Freire, na Madalena e contou com três painéis que abordaram diversos aspectos da relação entre os dois sistemas.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, participou no primeiro painel, que abordou a política de assistência social nas diversas esferas governamentais. Para ela, o seminário é o primeiro passo para que todos os agentes possam dar uma resposta mais positiva para os usuários do SUAS. "Apesar de nova, a política de assistência social tem ganhado força. No dia a dia, cada um tem o seu papel, mas o trabalho é integrado. Por isso que estabelecer esse diálogo entre os sistemas é importante no sentido de qualificar e aprimorar os serviços", afirmou.

De acordo com o promotor de Justiça Marco Aurélio Farias da Silva, como todo sistema, o SUAS se relaciona com vários outros sistemas e o de justiça é um dos que compartilha uma grande quantidade de casos. "Atualmente, o que se observa é que muitas situações não estão adequadas para produzir os frutos que a sociedade quer. Com esse encontro nós iniciamos uma série de encontros, visando otimizar a relação entre vários sistemas que contribuem para a construção da sociedade brasileira".

Além da PCR, participaram das discussões representantes do Ministério Público e Tribunal de Justiça de Pernambuco, Secretaria Estadual Executiva de Assistência Social, Secretaria Nacional de Assistência Social, Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e dos conselhos regionais de Psicologia e de Serviço Social.