NOTÍCIAS

Saúde | 21.10.15 - 17h47

Terreiro Ilê Oba Aganju Okoloya recebe ação de saúde para atender a comunidade de Dois Unidos

Entre os serviços, destaca-se o atendimento de saúde bucal

Na tarde desta quinta-feira (22), a Secretaria de Saúde do Recife oferece serviços de saúde para a população de Dois Unidos. A ação acontecerá no Terreiro de matrizes africanas Ilê Oba Aganju Okoloya, na Rua Mamede Coelho, nº 231 (próximo a Av. Hidelbrando de Vasconcelos), das 14h às 16h30. Os moradores que forem ao local receberão orientações sobre o câncer de mama, sobre doenças sexualmente transmissíveis, dengue, chikungunya, leptospirose, tuberculose, hanseníase, saúde do idoso, saúde do homem e da população negra. Serviços de saúde bucal também serão oferecidos pelas equipes. No terreiro, ainda haverá distribuição de preservativos, kits de higiene e hipoclorito de sódio – este último usado para purificar a água, e apresentação do Afoxé Oyá Tokolê Owo.

Política da Pessoa Idosa - A Política Municipal de Saúde da Pessoa Idosa possui três eixos: prevenção/promoção, assistência e educação permanente. É alvo dessa política todo cidadão recifense a partir dos 60 anos.

· Prevenção – Programa Nacional de Imunização, garantindo imunização aos idosos recifenses, inclusive aos acamados; Fortalecimento das ações realizadas pelo Programa da Academia da Cidade (41 pólos), estimulando atividade física regular; atividades do Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas, que desenvolve várias práticas, tais como: meditação, tai-chi-chuam, bioenergética, psicomotricidade, dança circular, biodança, fisioterapia, plantas medicinais, yoga e arte terapia atendendo, em sua maioria, idosos integrantes de vários grupos;

· Assistência - O atendimento clínico, bem como o monitoramento das questões de Saúde, acontecem na Atenção Básica, em que os idosos são acompanhados e monitorados por vários profissionais da Estratégia de Saúde da Família. Nas unidades, há encontros nos grupos de discussão, dispensação de medicamentos (com consultas farmacêuticas) e orientações necessárias. Os casos mais graves são referenciados para consultas especializadas nas Policlínicas; Nos serviços de odontologia os idosos são atendidos pelas Equipes de Saúde Bucal, e, quando necessitam de um tratamento especializado (estomatologia, endodontia, pacientes com necessidades especiais, periodontia e cirurgias bucomaxilofacial) ou prótese, são referenciados aos 8 Centros Especializados de Odontologia (CEO’s); O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) dispõe de 540 Leitos e equipe multidisciplinar. Atende a pacientes acamados que, em sua maioria, são idosos mediante a avaliação de profissionais; Saúde da Mulher, com consultas com Médico/Enfermeiro, citologia – demanda espontânea; exames de mamografia e complementares (colposcopia, ultrassonografia etc);

· Educação permanente – São trabalhadas questões referentes à Política de Saúde da Pessoa Idosa através de capacitações, encontros, reuniões e seminários; Facilitadores de Grupos de Saúde dos Idosos (ACS, médico, enfermeiro, NASF); e capacitação direcionada a outros profissionais da Atenção Básica.

Política da População Negra - No Recife, a linha de cuidado vem sendo ampliada com a sensibilização e capacitação dos profissionais para identificar a doença. Já foram capacitados os profissionais que realizam pré-natal e de saúde bucal, além de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Duas unidades do Recife são referência para identificar a doença falciforme - Lessa de Andrade e Albert Sabin. As três maternidades realizam o teste do pezinho no 3º dia de vida do recém-nascido e a Policlínica Salomão Kelner é referência no tratamento.