Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 21.10.22 - 10h23

Conselho LGBTI+ tomou posse nesta quinta-feira (20)

img_alt

Entidade tem como objetivo propor, deliberar e monitorar a implementação de políticas públicas de interesse da população LGBTI+. (Foto: Edson Holanda/PCR)

 

Tomaram posse nesta quinta-feira(20) os integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas para a População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersex (LGBTI+), iniciando um novo ciclo no processo de construção e formulação de políticas públicas para população LGBTI+. O conselho tem como objetivo propor, deliberar e monitorar a implementação de políticas públicas de interesse da população LGBTI+.

Compõem o Conselho 20 membros titulares, representantes do Poder Público Municipal e da Sociedade Civil Organizada do Movimento LGBTI+ que atuam na promoção dos direitos e garantias da população LGBTI+, sendo dez representantes do Poder Público Municipal.

Ana Rita Suassuna, secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, ressaltou a importância da criação do Conselho na cidade do Recife, porque vai fortalecer as políticas  que o município já vem executando. . " Atualmente existem diversos instrumentos e mecanismos no município para cidadania da população LGBTI+, a exemplo do Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBTI+, a criação da Casa de Acolhimento Roberta Nascimento e, agora, o Conselho municipal de políticas públicas para população LGBTI+,  além de muitas outras ações afirmativas da Secretaria Executiva de Direitos Humanos", destacou.

Wellington Pastor, gerente geral de Direitos Humanos lembrou que o Conselho vai ajudar a aprimorar todas as políticas que são implementadas pela Prefeitura, bem como fazer o monitoramento dessas ações. "O conselho é mais um instrumento que vai fortalecer e contribuir, ampliando essa arena de participação social e garantindo que as políticas públicas que sejam construídas pela Prefeitura sejam mais eficientes e que estejam de acordo com a realidade do que é discutido junto à sociedade civil", disse.

Também participaram da posse, Maxwell Vignoli, promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Lucas Lira, representante do conselho estadual de políticas LGBTI, e também do vereador Ivan Moraes.