Secretaria-executiva dos Direitos dos Animais - SEDA

NOTÍCIAS

Direitos dos Animais | 21.10.22 - 10h27

SEDA e Polícia Civil levam para delegacia tutor que mantinha animal em situação de maus tratos no Recife

Cão da raça pitbull, de aproximadamente dois anos, estava confinado sem alimentação adequada e cuidados veterinários. Vizinhos denunciaram à SEDA, que constatou crime e autuou dono juntamente com a polícia civil. Animal foi encaminhado para lar temporário

A atuação da Secretaria Executiva de Direitos dos Animais do Recife (SEDA), em conjunto com a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), foi decisiva para deter um homem, de 26 anos, que mantinha um cachorro em situação de maus-tratos. O caso ocorreu no bairro de Imbiribeira, na última quarta-feira (19). Após receber denúncias de vizinhos, servidores da SEDA foram ao endereço verificar o caso e constataram o Pitbull em situação degradante. Os agentes da Depoma levaram o dono para delegacia, onde foi lavrado o flagrante. Quem observar animais em situação de maus-tratos deve denunciar à SEDA pelo número 4042-3034. O sigilo do denunciante é garantido pelo município.

O cão resgatado na Imbiribeira tem, aproximadamente, dois anos de idade e foi abrigado em um lar temporário em uma igreja. O estado clínico do cachorro é considerado bom, segundo avaliação dos veterinários do Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Mello (HVR). Ao chegar ao endereço, funcionários da SEDA constataram o confinamento do animal, sem acesso à alimentação adequada, acompanhamento veterinário, em ambiente insalubre com presença de fezes, dentre outras condições de maus-tratos.

O secretário-executivo da SEDA, Geraldo Durães, destacou o papel fundamental da fiscalização da secretaria no caso e observou que o tutor detido perdeu a guarda do animal. “Nossa equipe flagrou o animal em condição inadequada, com falta de alimentação, sem cuidados médicos veterinários, exposto ao sol e à chuva, dentre outras condições degradantes. Imediatamente, chamamos o Depoma para efetuar o flagrante e conduzir o dono à delegacia. Felizmente conseguimos retirar o animal dessa condição e demos uma melhor qualidade de vida ao cão”, explicou o gestor.

“Nós apelamos que a população, os vizinhos, quem mora perto, denunciem situações de maus-tratos à SEDA para que possamos fiscalizar e verificar se os animais estão sendo bem tratados. Todos os animais têm o direito e merecem ser tratados com dignidade”, endossou Geraldo Durães, lembrando que a SEDA funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h. As denúncias por maus-tratos podem ser feitas presencialmente ou pela central telefônica.

De janeiro a outubro deste ano, a SEDA registrou 513 denúncias de maus-tratos no Recife e os casos foram fiscalizados pelo órgão. Em 84 dessas ocorrências foram configuradas a situação de maus-tratos, tendo as situações sido encaminhadas para os órgãos competentes, como o Depoma.