Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.10.23 - 16h25

No Dia D da Multivacinação, Recife monta rede com 175 postos para ofertar imunizantes à população

img_alt

Abertura oficial foi realizada na Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro, e contou com a presença do prefeito João Campos e de representantes do Ministério da Saúde. (Foto: Marlon Diego/PCR)

 

Depois de inaugurar a nova Praça do Truaca, na UR-3, no Ibura, e entregar a milésima obra do Programa Parceria,  na Lagoa Encantada, na Cohab, o prefeito João Campos participou, neste sábado (21), da abertura do Dia D da Multivacinação na Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro. O evento também contou  com a presença da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e de representantes do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (MS). Para reforçar e descentralizar a imunização, a Prefeitura do Recife montou uma superestrutura nos oito Distritos Sanitários da cidade. 

Ao todo, 160 salas de vacinação, mais dez postos volantes e cinco centros de vacinação estão abertos para receber crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da caderneta de vacinação. Nesses locais, estão sendo ofertados 17 imunizantes específicos para esta faixa etária. 

“São mais de 160 unidades, equipes itinerantes e volantes, espaços públicos como shoppings, praças e parques, onde as vacinas estão disponíveis. A gente pede aos adultos que olhem o cartão de vacinação dos filhos, sobrinhos e netos para verificar se está atualizado. Se não estiver, é hora de vacinação, que é uma estratégia coletiva. Não adianta só uma pessoa tomar a vacina. Isto não resolve. Ou a maioria toma, ou não resolvemos o problema. Todo mundo pode e deve se vacinar e o SUS garante a gratuidade e a universalidade desse serviço”, reforçou João Campos. 

O Dia D integra a Campanha Nacional de Multivacinação, mobilização que visa chamar a atenção para a importância da imunização, tanto para proteção do indivíduo como para a saúde da população como um todo. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, atingindo a meta de 95% preconizada pelo MS. 

"Coberturas baixas podem ocasionar o surgimento de grupos desprotegidos contra enfermidades que podem ser evitadas e, com isso, elevar o risco de reintrodução de doenças já consideradas erradicadas em nosso território. Por isso, dizemos que a vacinação vai muito além da proteção individual. É um pacto social. O Recife vem lançando mão de várias estratégias para alcançar mais pessoas: todas as salas abertas, horários estendidos de funcionamento de postos, disponibilização de doses em shoppings, com toda a comodidade, postos itinerantes nos finais de semana, busca ativa por parte dos agentes comunitários de saúde e vacinação nas escolas e creches. Mas, nada disso surtirá efeito se não houver adesão, o exercício da cidadania e o cuidado por parte dos responsáveis com suas crianças e adolescentes", disse a secretária Luciana Albuquerque. A lista completa dos locais por ser conferida neste link https://bit.ly/CampanhaDiaD2023.

O público de até 7 anos de idade pode receber os imunizantes BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite, rotavírus, pneumocócica 10, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, hepatite A, DTP, Influenza e Covid-19. Os demais podem tomar as vacinas de hepatite B, tríplice viral, febre amarela, dT, meningocócica ACWY conjugada, HPV, Influenza e Covid-19. A expectativa é contemplar 46,5 mil crianças e adolescentes ao longo da campanha, o que equivale a 15% de toda a população abaixo de 15 anos no Recife. Os postos volantes, as salas e os centros de vacinação estarão priorizando este público-alvo durante a campanha.

A confeiteira Letícia de Souza, 31 anos, aproveitou o sábado para levar os filhos para a vacinação na Upinha Dra. Fernanda Wanderley, próximo à sua casa. “Eu trouxe o meu filho Nicolas, de 12 anos, e Nicole, de 9 anos, para verificar os cartões de vacinas e tomarem o que for necessário. Ela vai tomar a de HPV e ele já está com tudo atualizado. Essa campanha é importante para dar um empurrãozinho naquelas pessoas que não lembram de vir. As pessoas precisam vir pela saúde dos seus filhos”, afirmou ela.

No Recife, as ações tiveram início no dia 7 de outubro e seguem até o dia 29, com salas funcionando durante a semana, das 8h às 17h. Cinco centros de vacinação estão abertos de domingo a domingo, além de oito unidades de saúde funcionando em horário estendido até as 21h, de segunda a sexta. Já nos finais de semana, são 56 postos itinerantes, das 8h às 17h. Profissionais de saúde também estão levando os imunizantes a 46 escolas municipais, estaduais e privadas para aplicação, previamente autorizada, nas próprias instituições de ensino.