Alunos da rede municipal de ensino realizam prova do Saepe
Estudantes da rede municipal de ensino do Recife participam nesta quarta-feira (21) da aplicação da prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe). Cerca de 28.700 estudantes do município, dos 3º, 4º e 9º anos do Ensino Fundamental realizam a avaliação. As provas são entregues no início das aulas de cada turno e terão duração máxima de duas horas e meia. Os alunos respondem às questões de língua portuguesa e matemática, para avaliar o nível de conhecimento das duas disciplinas.
“É importante avaliarmos o nosso sistema de educação para termos condições de observar como nossos alunos estão se comportando em relação às disciplinas básicas. Além disso, temos a possibilidade de saber o quanto os estudantes estão avançando e como os professores trabalham o conteúdo em sala de aula”, destacou a vice-dirigente da
Escola Municipal Poeta Solano Trindade, Adélia Muniz.
Segundo a vice-dirigente os resultados positivos obtidos por sua escola em avaliações, inclusive nacionais, têm trazido benefícios para os alunos. “Nossa escola está sempre acima da média do município e da taxa estabelecida pelo Governo Federal. O ano passado a instituição recebeu um datashow do Governo Federal por ter a média acima do instituído pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os objetivos estão sendo alcançados, ou melhor, eles estão sendo superados”, ressaltou.
Já em sua oitava edição, o Sistema busca reunir resultados e indicadores de taxas de aprovação, repetência e abandono, que são verificadas pelo censo escolar, para medir o desempenho do estudante e a eficiência da unidade de ensino. Todos esses dados servem para constituir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) que tem o objetivo de analisar o andamento de cada escola e associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola.
SAEPE- O SAEPE é um Sistema que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a (re) formulação e o monitoramento de politicas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da educação no Estado. Foi estruturado pela Secretaria de Educação do estado no ano de 2007, mas se estende aos alunos dos municípios.