NOTÍCIAS

Cultura | 21.11.13 - 15h55

PCR comemora Dia do Rio com passeio de barco pelo Capibaribe

Serão abertas ao público, cada uma com duração média de 40 minutos e capacidade para 50 pessoas

Em comemoração ao Dia Mundial do Rio, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promoverá, neste domingo (24), um passeio pelo Rio Capibaribe. Aberta ao público, a atividade será realizada com o barco escola Águas do Capibaribe, que tem a capacidade de transportar cerca de 50 pessoas. Ao todo, serão realizadas três viagens, cada uma com duração média de 40 minutos. A primeira saída acontecerá às 10h, no Marco Zero.

Para participar do passeio, os interessados devem se inscrever, a partir das 8h do domingo, no estande da Secretaria de Meio Ambiente, localizado em frente ao Centro de Artesanato de Pernambuco, na Avenida Alfredo Lisboa. Durante o horário da manhã, haverá uma saída. Já à tarde, serão feitos mais dois passeios, com saídas programadas para 14h e 16h.

Além de conferir a beleza desse cartão postal da cidade, os participantes poderão conhecer o projeto do Parque Linear do Capibaribe – Caminho das Capivaras, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. Os pesquisadores da UFPE farão parte da tripulação e vão falar sobre a iniciativa e o que está previsto.

O parque linear será um novo corredor para pedestres e ciclistas às margens do Rio Capibaribe. Ele será composto por passeios, ciclovias, passarelas, pontes de pedestre, áreas verdes e de lazer. Esses equipamentos ocuparão as bordas de terra firme do rio, mas onde houver trecho obstruído, serão implantadas passagens aéreas sobre o leito do curso d’água. Ao todo, o parque-via terá 30,64km de extensão, que vai do bairro da Várzea até a Boa Vista, passando por 21 bairros.