Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 21.11.22 - 12h04

No Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, Recife entrega relatório com dados sobre segurança viária

img_alt

Entre 2020 e 2021, o município reduziu em 19% o número de mortes no trânsito. Já as ocorrências com pessoas feridas tiveram diminuição de 7%. (Foto: Cortesia)

 

O último domingo (20) marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Para homenagear e lembrar que todas as mortes no trânsito podem ser evitadas, a Prefeitura do Recife, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), lançou o Relatório Anual de Segurança Viária – Recife 2021. O documento aponta que, em 2021, 88 pessoas foram mortas no trânsito do Recife. O número representa uma redução de 43% desde 2017 e de 19% em relação ao ano de 2020. A Avenida Norte, que registrou o maior número de sinistros, passará a ter orientadores nos principais cruzamentos para auxiliar nas travessias e conscientizar os condutores sobre o respeito aos que andam a pé.

Pelo segundo ano consecutivo, os pedestres são os que mais morrem no trânsito do Recife. Apesar da diminuição numérica, 48% das vítimas fatais estão neste grupo. Já entre os feridos, 69% são motociclistas. "Toda morte no trânsito é uma tragédia, mas é importante partir do princípio que ela poderia ser evitada. Temos feito diversas ações voltadas para a segurança viária, notadamente para os pedestres, e temos alcançado progressos. Mas nosso objetivo é zerar as mortes no trânsito e, para isso, é necessário conscientizar as pessoas, principalmente no que se refere ao respeito, que é responsabilidade de todos", explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.

“O Recife tem mostrado, ao longo de dois anos de análise, que as suas principais vítimas são pedestres e isso indica fatores de risco como o excesso de velocidade nas vias e o desrespeito nas travessias. Por isso, indicamos que as ações de conscientização dos condutores, assim como as ações que induzem à redução de velocidade precisam ser reforçadas”, explica Amanda Maria da Conceição, coordenadora de vigilância e avaliação no Recife da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. Pensando nisso, a CTTU intensificou o efetivo com orientadores de trânsito ao longo da Avenida Norte, via que registrou 15 atropelamentos, 10% do total registrado em toda a cidade durante o ano de 2021. Os orientadores estarão nos principais cruzamentos auxiliando pedestres na travessia e conscientizando os condutores sobre o respeito à faixa de pedestres.

A segurança viária é um problema de escala global. Na faixa etária entre 5 e 29 anos, sinistro de trânsito já é a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, a cada 25 segundos, uma pessoa morre por sinistro de trânsito no mundo, o que representa, aproximadamente, 1,35 milhão de mortes por ano em todo o globo. Os dados da OMS mostram que os países subdesenvolvidos têm uma média de 27,5 mortes a cada 100 mil habitantes. Já nos países de alta renda, o número cai para 8,3. Isso indica que a segurança viária é, também, um indicativo de desigualdade social. No Recife, a média é de 5,3 mortos por 100 mil habitantes, menor que outras cidades da América Latina, como Quito (Equador) que tem a média de 7,7 e Bogotá (Colômbia), que tem 5,9.

 

Os dados de sinistros de trânsito são colhidos diariamente por agentes da CTTU nas ruas do Recife. Ao serem acionados pelos cidadãos via teleatendimento ou Twitter, os agentes de trânsito vão a campo e realizam o registro relativo a data, hora, local, tipo do sinistro e perfil das vítimas. Todas essas informações são tratadas pela equipe de gestão de dados e, posteriormente, são utilizadas pelas demais equipes para implantação de políticas públicas baseadas em evidências. Apesar de ainda registrar mortes no trânsito, o Recife conseguiu diminuir os seus índices de vítimas fatais com a implantação de políticas públicas baseadas nas melhores práticas adotadas em todo o mundo para diminuir fatores de risco, especialmente o excesso de velocidade. 

ASSUNTOS: