Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.11.22 - 00h41

Serviço de homeopatia da Prefeitura do Recife reforça a importância das Práticas Integrativas e Complementares na Saúde

img_alt

Localizado na Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Professor Guilherme Abath, no Hipódromo, o laboratório manipula cerca de 300 medicamentos por mês; nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia Nacional da Homeopatia. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)


A homeopatia é um método de tratamento reconhecido e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). No Recife, a Prefeitura inaugurou em setembro de 2006 o Laboratório de Homeopatia Maria Bernadete Cerqueira Antunes, localizado na  Unidade de Cuidados Integrais à Saúde (UCIS) Professor Guilherme Abath, no bairro do Hipódromo. O local é o primeiro de Pernambuco a produzir medicamentos homeopáticos para a rede pública de saúde e distribuir gratuitamente para os usuários do SUS da capital.

Comemorado nacionalmente nesta segunda-feira (21), o Dia da Homeopatia tem como objetivo reforçar a importância desse tipo de tratamento, que consiste na administração de doses mínimas do medicamento para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Segundo o Ministério da Saúde, é considerado homeopática uma medicação que empregue substâncias dos reinos animal, vegetal e mineral, sob as recomendações da Farmacopeia Homeopática Brasileira (FHB). 

As substâncias são manipuladas e diluídas para oferecerem doses mínimas do princípio ativo para restabelecer o equilíbrio orgânico. A Secretaria de Saúde do Recife, através do laboratório homeopático, manipula cerca de 300 medicamentos por mês, atendendo aproximadamente 200 usuários da Rede Municipal. O acesso ao serviço ofertado no UCIS Professor Guilherme Abath, que fica na Rua Carlos Fernandes, 73, no Hipódromo, ocorre por encaminhamento de profissionais de saúde, via Sistema de Regulação.

“A medicação é produzida mediante prescrição feita pelo médico homeopata da unidade. Após isso, o paciente recebe orientação farmacêutica que irá guiá-lo sobre a melhor conduta a ser tomada durante o tratamento, para que haja sucesso no processo”, explica Renata Maia, farmacêutica homeopata da UCIS Guilherme Abath.   

PRÁTICAS INTEGRATIVAS - As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos complementares aos tratamentos convencionais, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contribuindo para a identificação das causas e melhoria de sintomas que afetam o bem-estar das pessoas, inclusive para problemas crônicos de saúde. Na rede municipal de saúde, a Política de Práticas Integrativas e Complementares possui duas unidades de referência: a Unidade de Cuidados Integrais do Recife (UCIS) Professor Guilherme Abath; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), no Engenho do Meio. 

O acesso às práticas integrativas como acupuntura, yoga, homeopatia, reiki, auriculoacupuntura, automassagem, aulas de Tai Chi Chuan, danças circulares e outras ocorre por demanda espontânea ou por encaminhamento de profissionais de saúde. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais. 

DIA NACIONAL DA HOMEOPATIA - Comemorado no dia 21 de novembro, o Dia Nacional da Homeopatia faz homenagem a data de nascimento do criador desse método de tratamento, o alemão Samuel Hahnemann.