Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 21.11.22 - 00h51

Sexta edição do Recife Cuida nos Bairros realiza mais de 8,6 mil procedimentos

img_alt

Ação ocorreu na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem. Ao longo dos dois dias, foram ofertadas mais de 1,2 mil consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista e dentista, além 1,5 mil testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19 e outros atendimentos. (Foto: Alessandro Potter/PCR)


Neste sábado (19) e domingo (20), a Prefeitura do Recife promoveu um fim de semana inteiro dedicado aos cuidados com a saúde do recifense. A sexta edição do Recife Cuida nos Bairros realizou mais de 8,6 mil procedimentos, entre consultas, exames, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços. A ação aconteceu na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, na Zona Sul. 

Ao longo dos dois dias de ação neste fim de semana, foram ofertadas, sem necessidade de agendamento, 1.242 consultas com clínico geral, oftalmologista, dermatologista e dentista. Além disso, foram realizados 1.388 acolhimentos em enfermagem e saúde bucal; 1.503 testes de HIV, sífilis, hepatites virais e covid-19; 1.117 aferições de sinais vitais; mais de 700 encaminhamentos para consultas e exames; mais de 800 doses de vacinas aplicadas; 177 exames de mamografia e preventivo ginecológico. 

Mais de 100 pessoas receberam acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental. Os profissionais da Secretaria da Mulher ofereceram também, nos dois dias, orientação sobre violência doméstica para as mulheres. Quem foi ao mutirão também pode fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também foram entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.

Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) realizaram mais de 180 sessões de auriculoterapia, dança circular e automassagem. No local, houve também palestras, alongamento corporal, entre outros. Além disso, nos dois dias foi montada uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.

A iniciativa tem como principal objetivo ampliar o acesso da população que, por algum motivo, tem dificuldade de chegar até a Rede Municipal de Saúde. No fim de semana, o projeto contemplou as comunidades Areinha e do Bode, no Pina; Brasília Teimosa, no bairro de mesmo nome; e Ilha do Destino, em Boa Viagem. O projeto faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024.

ASSUNTOS: