NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.11 - 08h47

Grandes nomes do frevo são homenageados na Escola Engenho do Meio

Os estudantes recitaram, dançaram e cantaram conhecidas canções de Momo

Por Marcos da Silva

Alunos da Escola Municipal Engenho do Meio, localizada no bairro de mesmo nome, receberam, na tarde desta terça-feira (20), no pátio da instituição, seis representantes da mais autêntica música pernambucana: o frevo. O maestro Spok e os compositores Alcides Vespasiano, Ely Madureira, Conceição Rocha, Diego Rocha e Heleno Ramalho foram homenageados pelos pequenos de seis a 12 anos, que cursam do 1º ao 5º ano.

Para uma plateia de colegas atentos, os estudantes recitaram, dançaram e cantaram os versos dos aclamados compositores. O maestro Spok, de 40 anos de idade e 25 de profissão, acompanhou atento o desempenho dos garotos. “É o maior prazer do mundo. Parabéns para a escola e professores em fazer com que os mestres que estão aqui presentes não caiam no esquecimento”, elogiou.

Compositor de frevos com músicas gravadas por Miúcha, Claudionor Germano e Dalva Torres, Heleno Ramalho começou a carreira escrevendo forró, baião e xote. O cantor Ivan Ferraz fez parte desta fase, gravando alguns de seus sucessos. “É uma grande emoção. É o futuro que está no palco. O futuro do frevo e a história da nossa cultura têm que passar pela juventude”, ressaltou.

História – A apresentação das crianças faz parte do projeto “Compositores que encantam o Recife”, criado em sala de aula pela professora Raquel Eduarda, do 4º ano. “A Escola Engenho do Meio tem tradição em trabalhar a cultura com os alunos: arte, dança e música fazem parte do currículo escolar”, explica a gestora da unidade, Bianca Simonette.

ASSUNTOS: