NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.11 - 10h23

João da Costa recebe comenda do mérito maçônico

[caption id="attachment_12030" align="alignleft" width="334" caption="Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, foi homenageado, na noite de ontem (20), pela comunidade maçônica do Recife em cerimônia ocorrida no Templo Vermelho do Grande Oriente Independente de Pernambuco (GOIPE), localizado no bairro de São José. O evento, prestigiado pela primeira dama, Marília Bezerra, marcou o encerramento das atividades do ano na loja, que retoma as atividades no dia 20 de janeiro. A honraria foi reflexo da bem sucedida parceria entre a Prefeitura do Recife e o GOIPE, que em agosto deste ano aderiu ao programa Adote o Verde. Através dele, a ordem maçônica adotou a Praça Frei Caneca, situada no entorno do Forte das Cinco Pontas – responsabilizando-se, desde então, pela manutenção, limpeza e segurança da área.

"Desde o momento em que fomos procurados por essa casa para homenagear nosso Frei do Amor Divino, Frei Caneca, achamos que se tratava de uma oportunidade única. Não é sempre que recebemos a contribuição de uma instituição organizada como esta para nos ajudar na conservação de nossa história, aqui simbolizada pela praça – um espaço cívico que nos faz reverenciar um homem que lutou para a formação de nossa identidade nacional, e que nos permite lembrar quem fomos e quem somos hoje", ressaltou o prefeito em agradecimento à homenagem.

Além do prefeito João da Costa, foram condecorados pela Grande Oriente Independente de Pernambuco, o secretário de Coordenação Política de Governo, Henrique Leite; o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, que foi representado pela secretária de Direitos Humanos, Amparo Araújo; a responsável pelo programa Adote o Verde, Jucineide Andrade; o comandante do 7ª Região Militar e 7ª Divisão de Exército, General Marcelo Aguiar; dentre outros.

Um dos principais pontos de interesse do acordo firmada em agosto deste ano, entre a PCR e os maçons, é de incentivar ações que valorizem os aspectos históricos da Praça Frei Caneca, ressaltando os ensinamentos do mártir pernambucano e atraindo turistas ao local. A praça, onde o frade foi arcabuzado, em 1825, recebeu manutenção das áreas verdes, ganhou um jardim de acácias (planta símbolo da Maçonaria), novos bancos e um espaço para hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco, Recife e do Grande Oriente, além de uma placa em homenagem ao líder da Confederação do Equador.

O programa Adote o Verde possui atualmente mais de 120 adotantes de espaços de lazer. O objetivo da iniciativa municipal é conseguir parceiros para preservar as áreas verdes da cidade, estimulando a consciência ambiental na sociedade e reduzindo os custos do município com manutenção. As instituições ganham em contrapartida o direito de utilizar placas, de forma limitada pela PCR, associando a marca da empresa a um projeto ecologicamente correto.