NOTÍCIAS

| 21.12.12 - 18h30

Espetáculo Brincadeiras de Natal reúne cinco manifestações populares neste sábado (22) e domingo (23)

[caption id="attachment_29905" align="alignleft" width="334"] O espetáculo será presentado, neste sábado (22) e domingo (23), às 18h, na Praça do Arsenal. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Reisado da Boa Vista, Fandango do Pontal Barra das Alagoas, Guerreiro do Sol Nascente, Pastoril Estrela Brilhante e Boi Estrela se apresentam com direção de Marcondes Lima.

Uma novidade do Ciclo Natalino do Recife deste ano é o espetáculo Brincadeiras de Natal que será apresentado, neste sábado (22) e domingo (23), às 18h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. O espetáculo conta com as cores, as músicas, os personagens e as danças do Reisado da Boa Vista (Garanhuns), Fandango do Pontal Barra das Alagoas, Guerreiro do Sol Nascente (Água Fria, Olinda), Pastoril Estrela Brilhante (Água Fria, Olinda) e Boi Estrela (Prazeres, Jaboatão dos Guararapes).

Durante a apresentação, o cantor Geraldo Maia canta jornadas e o ator Junior Aguiar convida os mestres e brincantes para o palco, integrando-os numa grande celebração ao sagrado e ao profano. O acesso é gratuito. A programação natalina do Recife conta com recursos da gestão municipal e patrocínio do Governo do Estado, através da Empetur.

O espetáculo Brincadeiras de Natal é promovido pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, que reuniu profissionais de artes cênicas e pesquisadores da cultura popular para criar o roteiro da apresentação. Brincadeiras de Natal tem concepção de Marcelo Varella, compositor e assessor da Comissão de Ciclos Culturais da Fundação de Cultura; texto original da pesquisadora da cultura popular, Carmen Lélis; adaptação e direção de cena de Marcondes Lima; e direção musical de Dinara Pessoa.

“Artistas das mais diferentes linhagens se empenharam em preparar este presente natalino para o deleite de todos. As lutas entre o bem e o mal, a aproximação entre o sagrado e o profano, presentes nas tradições marcaram presença no espetáculo”, afirma o diretor de cena, Marcondes Lima.

SERVIÇO
Brincadeiras de Natal
Sábado (22) e domingo (23), a partir das 18h
Praça do Arsenal, Bairro do Recife
Acesso livre