NOTÍCIAS

| 21.12.12 - 18h55

Natalioca percorre circuito iluminado

[caption id="attachment_29916" align="alignleft" width="334"] O passeio de natalioca é gratuito e ocorre neste sábado (22), domingo (23), segunda (24) e terça-feira (25), a partir das 18h. Foto: Irandi Souza[/caption]

Para que recifenses e visitantes possam apreciar a iluminação natalina, a Prefeitura do Recife disponibiliza a Natalioca (versão natalina da já conhecida Frevioca). O veículo é decorado especialmente para o Natal e percorre as ruas do Bairro do Recife conduzindo os passageiros aos principais pontos da decoração natalina. O passeio pelo circuito iluminado é gratuito e acontece neste sábado (22), domingo (23), segunda (24) e terça-feira (25), a partir das 18h. O local para ponto de partida é a árvore de Natal, instalada no Cais da Alfândega, em frente ao Paço Alfândega. Todas as viagens são acompanhadas por bandinhas natalinas

ILUMINAÇÃO No Natal, o Bairro do Recife se transforma num espaço repleto de pontos de luz, com pórticos, bolas e mandalas. O cidadão ou o visitante é convidado a olhar a sua cidade e a sua memória, considerando o Natal como momento de encontro entre as pessoas de várias gerações. Os enfeites iluminados estão instalados nas avenidas Rio Branco e Marquês de Olinda, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal, pontes Giratória, Maurício de Nassau e Buarque de Macedo.

A Árvore de Natal está no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, e tem 25 metros de altura. O símbolo natalino tem estrutura metálica com revestimento feito com plástico PET e iluminação com projetor de vapor metálico de 400W amarelo e sobreposição em fita de LED, com 800 mil lâmpadas. O sistema de iluminação associado à tecnologia de iluminação com LED permite a redução do consumo de eletricidade na ordem de 90%, se comparado ao emprego do sistema convencional, onde predomina o uso de lâmpadas incandescentes.
Para a elaboração da árvore foram reaproveitadas 50 mil garrafas PET, que gerariam um imenso impacto ambiental caso fossem descartadas no meio ambiente. A confecção da árvore também contribuiu para a geração de renda, já que os resíduos plásticos foram recolhidos pelas associações de catadores do Recife e do Agreste e o material de revestimento da árvore foi elaborado por 42 mulheres artesãs.

A Árvore é um projeto da empresa Edson Lira LTDA, criado exclusivamente para a capital pernambucana. Além do Bairro do Recife, também contam com iluminação de Natal a avenida Agamenon Magalhães e o Sítio Trindade. O projeto da decoração natalina das ruas do Recife este ano foi criado pela arquiteta especialista em iluminação Jamile Tormann.