NOTÍCIAS

| 21.12.12 - 18h31

Orla recifense é desratizada

Trabalho no litoral foi realizado em menos de dois dias

Por conta do aumento do número de banhistas que procuram o litoral recifense com o início do verão a Secretaria de Saúde do Recife desratizou a orla marítima da capital. O serviço consumiu dois dias de trabalho e foi finalizado nesta sexta-feira (21).

Doze agentes de Vigilância Ambiental realizaram as atividades. O processo teve início na altura da Praça de Boa Viagem e seguiu até o Primeiro Jardim. A aplicação se estendeu até a praia do Pina. O trecho de Brasília Teimosa e os módulos sanitários instalados na orla passaram pelo procedimento no mês de novembro. No total, foram utilizados 60 quilos de veneno para rato, disponibilizados em três tipos de iscas: granulada, bloco parafinado e pó de contato.

O produto pra exterminar os roedores foi colocado em pontos estratégicos, como tocas, bueiros, espaços entre as pedras de contenção do mar e próximo a lixeiras, onde esses animais costumam se alojar. “Existem vários tipos de doenças que os ratos transmitem. A mais comum é a leptospirose. Além da eliminação dos bichos, é importante que a população contribua não jogando lixo na praia. Assim, exterminamos tanto os focos da doença como a própria presença deles”, explicou o gerente distrital de Vigilância à Saúde, Geraldo Vieira.

Segundo o gestor, a Secretaria de Saúde do Recife realiza a desratização da orla a cada três meses. “O serviço é essencial para garantir a qualidade de vida dos frequentadores da praia, principalmente no verão. É nessa estação que mais pessoas aproveitam as praias. Nosso objetivo é assegurar o bem-estar tanto dos recifenses como dos visitantes e turistas. E, para isso, a melhor forma é a prevenção”, disse.