NOTÍCIAS

| 21.12.12 - 12h47

Pastoris alegram ruas do Recife com suas cores

[caption id="attachment_29895" align="alignleft" width="334"] Grupos infanto-juvenis cantaram e dançaram nas ruas do Recife. Foto: Inaldo Menezes[/caption]

Os cordões azul e encarnado dos pastoris deram cores às ruas do Recife na noite desta quinta-feira (20). Formando um grande cortejo natalino, 20 grupos infanto-juvenis cantaram e dançaram da Rua da Imperatriz, na Boa Vista, até o Pátio de São Pedro, Bairro de São José. A louvação ao nascimento de Jesus despertou a atenção dos transeuntes, que aproveitaram para fotografar ou acompanhar o desfile. O Cortejo faz parte da programação do Ciclo Natalino promovido pela Prefeitura do Recife.

Os tradicionais versos “Meu São José dá-me licença, para o pastoril dançar. Viemos para adorar Jesus nasceu para nos salvar” fizeram Fernanda Galvão, 40 anos, relembrar a infância. “Estava fazendo pagamentos aqui no Centro e vi a concentração, quando os pastoris ainda estavam se arrumando e estou acompanhando. Lembrei da minha infância. Na época, tinham competições entre os pastoris nas escolas”, afirmou.

Desfilaram pelas ruas do Recife 20 grupos infanto-juvenis: Pastoril Sol Nascente, Pastoril Estrelando no Passo, Pastoril Giselly Andrade, Pastoril Estrela Guia do Recife, Pastoril Aurora da Redenção, Pastoril Angel de Brasília Teimosa, Pastoril Coração de Maria, Pastoril Campinas Alegres, Pastoril Tia Mariza, Pastoril Menino Jesus do Jordão, Pastoril Estrela do Recife, Pastoril Vovó Bibia, Pastoril Lindas Ciganas, Pastoril Estrela do Mar, Pastoril Jardim da Alegria, Pastoril da Tia Nininha, Pastoril Estrela de Belém, Pastoril Rosa Mística dos Torrões, Pastoril Menino Deus e Pastoril Estrela Dalva de Santo Amaro. A música ficou por conta das bandinhas natalinas Veneno, Vereda, do Maestro Mendes e Som Brasil.

De acordo com Marcelo Varella, da Fundação de Cultura Cidade do Recife, “os pastoris são de origem portuguesa, a tradição começou com os jesuítas, que faziam a encenação do presépio. Os pastoris ganharam força no Nordeste com as jornadas, músicas cantadas em louvor aos reis magos, a manjedoura, ao nascimento do menino Jesus”.