NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 21.12.15 - 19h51

Prefeitura forma nesta terça (22) mais 400 pelo Formação Comunitária (Foco)

Evento será na sede do Ensino Social Profissionalizante (Espro). Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (Secod) comemora ter superado a meta de 1 mil formados até o final deste ano

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (Secod), em parceria com o Ensino Social Profissionalizante, forma, nesta terça-feira (22), 400 jovens aprendizes da Região Metropolitana dentro do Projeto Formação Comunitária (Foco). Com estas formações, o número de agentes multiplicadores de prevenção às drogas chega a 1.162, passando da meta de 1 mil para 2015. O evento acontece às 11h, na sede do Espro no Recife, que fica na Rua da Palma, nº 167, 4º andar, Santo Antônio.

O Foco é um projeto de intervenção no território para prevenção do uso, abuso do crack e outras drogas. É uma proposta de trabalho com ações que devem ser executadas dentro da comunidade onde o indivíduo vive, apoiada e monitorada por representantes dos Comitês Locais de Recuperação de Situações de Riscos de cada região administrativa do Recife. “É quando a própria comunidade fala para a comunidade. Da maneira mais acessível. Imagina uma referência da comunidade tendo informações sobre o assunto e podendo multiplicar? Eles olham, identificam e propõem atividades de melhorias para o atendimento da população usuária de substâncias psicoativas”, explica a secretária Aline Mariano.

A gestora faz questão de salientar a importância do Foco e da participação da sociedade civil no enfrentamento às drogas. "É preciso assumir um papel de protagonismo, abraçar essa responsabilidade social. Se as políticas caminharem juntas e de forma integrada, têm mais chances de dar certo. A parceria entre sociedade civil e governo é um dos principais componentes para que o trabalho seja desenvolvido em sua plenitude. Assim colheremos bons resultados", enfatiza Aline.

Dentre os 400 formandos, há também funcionários do Espro, como professores, assistentes sociais, psicólogos e agentes administrativos. Os jovens aprendizes formandos desta terça (22)  trabalham em concessionárias, bancos e lojas do comércio varejista do Grande Recife.O curso foi realizado em três módulos, contemplando as seguintes temáticas: Aspectos gerais das drogas; Prevenção às drogas e outros cuidados e Fortalecendo coletivos. "O Foco é um curso completo e o resultado bem satisfatório dentro das comunidades", garante Karla Rodrigues, gestora de prevenção da Secod.

O Espro – Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho. Fundado em 1979, por iniciativa de unidades do Rotary Club,  tem como essência a transformação social, pois capacita e encaminha para o mundo do trabalho mais de 22 mil jovens em vulnerabilidade social por ano.

Com sede em São Paulo, o Espro conta também com unidades de atendimento na capital e região metropolitana.  A demanda nacional é atendida por filiais espalhadas por todo o Brasil, localizadas estrategicamente nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Brasília, Porto Alegre e Campinas. Conta também com Polos Regionais.

"Estamos felizes com esta parceria com a Secod porque é um trabalho de conscientização de pessoas que têm uma grande capacidade de influenciar familiares e membros da comunidade sobre a importância de se prevenir contra as drogas", frisa a gerente regional do Espro, Marcela Toledo.