NOTÍCIAS

Administração | 21.12.17 - 15h59

PCR divulga o que abre e fecha neste feriado de Natal

 

A Prefeitura do Recife definiu o horário de funcionamento dos equipamentos e serviços públicos neste feriado de Natal. Quem quiser aproveitar a festividade não vai faltar programação na cidade, durante todo o fim de semana natalino. Nos dias 23, 24 e 25, às 20h, o Marco Zero recebe o espetáculo Baile do Menino Deus, que comemora 14 natais. A encenação é aberta ao público. No Parque Santana, o espetáculo Natal Para Sempre  também é opção até a noite natalina no dia 25.
 
Para os que gostam de pedalar, as três rotas da  Ciclofaixa de Turismo e Lazer estarão em funcionamento na véspera e no dia de Natal, dias 24 e 25, das 7h às 16h. Os que precisarem fazer as últimas compras para a ceia natalina poderão ir aos mercados públicos e as feiras novas de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta. As unidades funcionarão em horário especial, das 6h às 13h, enquanto o Mercado das Flores e o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionam. 
 
Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife no dia do Natal (25): 
 
EDIFÍCIO-SEDE - Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão na segunda-feira (25). O atendimento ao público retorna na terça-feira (26) na Reciprev e Saúde Recife, das 8h às 17h, e no edifício-sede da Prefeitura, das 7h30 às 13h.
 
POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - A Secretaria de Finanças do Recife informa que os postos de Atendimento ao Contribuinte, localizados no Expresso Cidadão do Cordeiro e no Shopping Rio Mar estarão funcionando normalmente em seu horário habitual no próximo sábado (23). Na segunda-feira(25), os dois postos estarão fechados. Informações sobre IPTU, ISS, certidões e taxas referentes ao município podem ser obtidas no link do Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br
 
TURISMO E LAZER - No fim de semana Natalino, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer funcionará na véspera do feriado, no dia 24, e também no dia 25, das 7h às 16h. As Academias Recife darão uma pausa na atividade na segunda-feira e retornam normalmente na terça (26). Os parques da Macaxeira e Santana abrem normalmente ao público das 5h às 23h. O projeto Lazer na Rua, que fecha parte da via em frente ao Segundo Jardim do bairro de Boa Viagem para uso da população, também acontece no domingo (24) e no feriado (25). 
 
COMPAZ - As duas unidades do Compaz e as Bibliotecas Populares de Afogados Jornalista Ronildo Leite e a de Casa Amarela Jornalista Alcides Lopes estarão fechados a partir do dia 22 de dezembro, devido às festas de final de ano. As atividades retornam no dia 2 de janeiro de 2018. 
 
ESPORTES - Todos os programas realizados por meio da Secretaria Executiva de Esportes estarão de recesso neste Natal. O Programa Esporte e Lazer (PELC) funciona até a quinta-feira, retomando às atividades na terça-feira (26). O Programa Segundo Tempo, que atua dentro das Escolas Municipais, entra em recesso atendendo ao calendário da Educação, voltando ao funcionamento normal em fevereiro.
 
CULTURA -  Durante todo o fim de semana natalino, não faltará programação para quem estiver em busca de festa ou de descanso no Recife. Nos dias 23, 24 e 25, às 20h, o Marco Zero recebe o célebre espetáculo Baile do Menino Deus, tradição que comemora 14 natais este ano. Realizado com apoio da Prefeitura do Recife, a grandiosa celebração à cultura popular nordestina, vista por mais de 70 mil pessoas a cada ano, conta a história do nascimento de Jesus, narrada a partir de figuras da mais remota tradição cultural brasileira. A montagem deste ano traz mudanças no texto, com a inclusão de figuras como Ogum, e nos figurinos, assinados por Marcondes Lima, além de novidades no elenco, na orquestra e nas coreografias. O espetáculo é gratuito e começa sempre às 20h.
 
Quem quiser aproveitar o feriado do Bom Velhinho para brincar bastante, curtir momentos em família a céu aberto ou queimar as calorias da ceia de Natal, o Parque Dona Lindu, na Zona Sul, e o Sítio Trindade, na Zona Norte, funcionarão normalmente durante todo o feriado.
 
No sábado (23), o Museu da Cidade abre as portas, das 9h às 17h, com a exposição 1817 - Revolução Republicana, em homenagem ao bicentenário do movimento que é um dos mais importantes capítulos da história pernambucana.
Único espaço de salvaguarda do passado, presente e futuro do frevo na cidade, o Paço do Frevo fecha no dia 25, mas abre no dia 26 com uma novidade: será assegurado acesso gratuito para os recifenses que moram na cidade e também para os que não moram mais aqui e estão querendo matar as saudades do ritmo que é embaixador da cultura pernambucana. A promoção será oferecida até o dia 30 de dezembro. É preciso comprovar a naturalidade recifense.
 
MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, funcionará na véspera de Natal, das 9h às 15h30, mas fechará as portas no dia 25 de dezembro. Já o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, não terá atividades nem na véspera nem no feriado.
 
Numa área de 10,7 hectares, o Jardim Botânico do Recife é um espaço público municipal de lazer contemplativo, conservação e pesquisa. Conta com sete jardins temáticos: de plantas medicinais, de orquídeas, de bromélias, de plantas tropicais, de cactos, palmeiras e sensorial, em que os visitantes entram em contato com a natureza também pelo toque, cheiro e até o sabor das plantas
 
O acesso é gratuito. Funciona de terça a domingo. Às segundas, fecha para manutenção. Conta com trilhas monitoradas e exposições. Grupos com 10 a 30 pessoas que desejem acompanhamento de monitor devem agendar pelo telefone (81) 3355-0321. Além de área de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
 
MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800- 2810107. 
 
TRÂNSITO - O serviço de atendimento aos usuários oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) será suspenso na segunda-feira (25), voltando a funcionar normalmente na terça-feira (26), das 8h às 13h. Já os serviços de operação e de fiscalização de tráfego, prestado pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. A população pode acionar a CTTU através do 0800.081.1078.
 
EDUCAÇÃO - As aulas das escolas e creches municipais serão encerradas nesta sexta-feira (22). O ano letivo será retomado em fevereiro. 
 
EMPREENDEDORISMO - As Salas do Empreendedor que funcionam no andar térreo da PCR, no Centro Público de Casa Amarela, no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecharão na segunda-feira (25).
 
EMPREGO - As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco fecham na segunda-feira (25). A agência da Soledade está de recesso e retoma as atividades no dia 2 de janeiro.
 
PROCON - O Procon Recife estará fechado na segunda-feira (25), incluindo a sede e os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna.
 
MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, na segunda (25), os mercados públicos e as feiras novas de Água Fria, Afogados e Nova Descoberta funcionarão em horário especial, das 6h às 13h, enquanto o Mercado das Flores e o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funcionam. No sábado (23) e no domingo (24), os mercados e feiras novas funcionam no horário normal, das 6h às 18h, e das 6h às 13h, respectivamente.
 
SAÚDE –  Na feriado de Dia de Natal (25), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na terça-feira (26).
 
O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR), localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente durante todo o feriado, 24h, com atendimento multidisciplinar.
 
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também funcionarão normalmente.
 
Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima funcionará 24h durante o feriado e fim de semana, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena)  funciona das 8h às 12h.
 
O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.
 
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O SAMU 192 funciona normalmente. 
 
HOSPITAL VETERINÁRIO –  A unidade estará fechada neste feriado. Os atendimentos e marcações de consultas só voltam a funcionar na terça-feira (26).
 
ASSISTÊNCIA SOCIAL -  Não funcionarão os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente. 
 
DIREITOS HUMANOS - O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados neste feriadão. Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta (22) e no sábado (23), das 8h às 13h. Não haverá expediente no domingo (24) e nem na segunda (25). Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.