Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.20 - 12h35

Primeiro fim de semana do Ciclo Natalino distribui emoção pela internet e de carona nas Nataliocas

img_alt

Programação preparada pela Prefeitura do Recife para garantir a celebração do ciclo, respeitando e estimulando o isolamento social, segue até o próximo dia 6 de janeiro vibrando tradições e luz pela cidade (Foto:

 

Um fim de semana musical, de celebrações virtuais e volantes das tradições da cultura popular nordestina, marcou o início do Ciclo Natalino 2020, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. A programação segue na internet e pelas ruas da cidade até próximo dia 6 de janeiro, subvertendo tempos tão duros com cultura e esperança num futuro melhor. 

Nestes sábado (19) e domingo (20), o Ciclo Natalino 2020 distribuiu alegria e esperança, por meio de 23 atrações culturais. O Teatro do Parque foi palco para 11 apresentações de pastoris, guerreiros e bandinhas natalinas, transmitidas ao vivo pelo YouTube da Prefeitura do Recife (https://youtube.com/prefrecife). As apresentações seguem disponíveis no link.

As tradições culturais do ciclo também desfilaram por toda a cidade, de carona nas Freviocas, rebatizadas de Nataliocas, levando a alegria natalina para pertinho dos recifenses. Ao todo, foram oito horas de apresentações e quatro atrações em cada uma das Nataliocas, percorrendo todas as regiões da cidade. No aeroporto, mais quatro apresentações de pastoris receberam os visitantes com a tradição azul e encarnada da cultura popular recifense.

No Recife Antigo, a grande atração foram as luzes e cores que tomaram conta da Avenida Rio Branco e do Cais da Alfândega. Inaugurada na noite de ontem, a decoração preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, imprime a magia do Natal sobre a malha urbana e a rotina da cidade, por meio de projeções luminosas de símbolos natalinos sobre as fachadas dos prédios e copas de árvores. No Cais da Alfândega, a árvore de Natal parece derramar luzes sobre a cidade, em quatro faces, unidas por esferas luminosas. Em cada face, a imagem de um Jesus Cristo ajoelhado, mãos em prece, se projeta para fora da estrutura, para chegar mais perto dos recifenses, em sintonia com os pedidos de renovação de esperanças, de fé e da chegada de tempos mais amorosos e compassivos.

Até o dia 6 de janeiro, o Ciclo Natalino 2020 da Prefeitura do Recife ainda tem muito a brilhar.

 

RECEPTIVO

Tradição festiva que virou um dos mais concorridos cartões postais da cidade nos últimos anos, o Réveillon se confirma forte atrativo mesmo em tempos tão difíceis. De acordo com dados da Unidade de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, o turismo no Estado se mantém em crescimento. Para a chegada de 2021, a taxa de ocupação geral do Estado hoje gira em torno de 80,6%, com a permanência média também de três dias. 

Para receber os turistas que desembarcam no Aeroporto Internacional do Recife com festa, o receptivo preparado pela Secretaria dr Turismo, Esportes e Lazer do Recife segue até o próximo dia 23 de dezembro, das 14h às 18h.

 

Receptivo aeroporto

 

Dia 21

14h às 16h - Pastoril Lindas Ciganas

16h às 18h - Pastoril Boi Bumbá - Matulão de Dança

 

Dia 22

14h às 16h - Pastoril Estrela Guia do Cabo

16h às 18h - Pastoril Guerreiros do Sol Nascente

 

Dia 23

14h às 16h - Pastoril UR3 Ibura

16h às 18h - Pastoril Jardim da Alegria 

 

NATALIOCAS

 

No dia 25, as tradições da cultura popular nordestina voltam a circular pela cidade, convidando a população a celebrar em casa o ciclo natalino. Ganhando as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, mais quatro atrações garantirão a festa nas varandas, sacadas e calçadas Recife afora, distribuindo emoção entre os recifenses.

 

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Achyles

18h às 20h - Pastoril Vovó Alzira

 

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h - Pastoril Campinas Alegres

 

NATAL PARA SEMPRE

 

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

 

BAILE DO MENINO DEUS

 

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente. Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição.

 

A transmissão será nos dias 23, 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br. No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

 

RÉVEILLON

 

A chegada de 2021 será celebrada com generosas doses de esperança e criatividade. Em vez dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus. Mas a Prefeitura do Recife não vai deixar de fazer brilhar os olhos dos recifenses, tão ansiosos para testemunhar tempos de saúde e alegria, beleza e leveza. No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. Até a música está garantida. Para embalar o espetáculo luminoso, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite.

 

QUEIMA DA LAPINHA

 

O Ciclo Natalino só encerra no dia 6 de janeiro, com a realização da Queima da Lapinha, tradição religiosa do século XIX, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo, saudando o Carnaval que se anuncia incerto, em função da pandemia. 

Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.