Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.12.22 - 19h56

Semana natalina com programação por toda a cidade

img_alt

De hoje (21) a domingo (25), 26 atividades, entre apresentações e espetáculos natalinos gratuitos e descentralizados, serão oferecidas pela Prefeitura, convidando o Recife ao encontro com suas tradições. (Marcos Pastich/PCR)

 

A semana natalina será intensa na cidade da música e da cultura popular.  Com atividades de hoje (21) a domingo (25), o Recife celebrará a segunda semana do Natal dos Encontros, promovido pela Prefeitura do Recife, com 26 atividades e espetáculos espalhados por toda a cidade, convidando a população a confraternizar com suas mais enraizadas tradições culturais. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

 

Após um fim de semana cheio de celebração, as atividades do ciclo natalino, realizadas pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife, recomeçam hoje (21), com a apresentação da Banda Sinfônica do Recife, no Teatro do Parque, a partir das 20h. No repertório preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino, cinco peças convidarão o público à mais genuína comoção natalina: os medleys “Jesus Cristo Superstar” e “Bossas Medley”, além das músicas “O Príncipe do Egito”, “Ave Maria” e “A ChristmasCelebration”. Os ingressos para o concerto serão distribuídos na bilheteria do teatro, a partir das 19h.

 

Também hoje, a partir das 19h30, estreia o espetáculo Natal para Sempre, no Cais da Alfândega. O conto de fadas natalino mistura música e dança, para contar a história de uma menina e um livro mágico, reunindo seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

 

Na quinta-feira (22), as Jornadas para Celebrar, programação que promove a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com grupos de outras localidades, para fortalecer as tradições natalinas por toda a cidade, chega ao bairro de San Martin, na RPA 5, levando apresentações de pastoris e grupo de dança, a partir das 19h.

 

Na sexta (23), os pastoris fazem a festa azul e encarnada na UR 3, alcançando a RPA 6, também a partir das 19h. No Pátio de São Pedro e na Rio Branco, a festa começa mais cedo, às 18h, com apresentações de pastoris, grupos de dança, cavalo marinho e ciranda.

 

No Marco Zero, a partir das 20h, um dos maiores espetáculos da cultura popular natalina volta a encontrar seus públicos, após dois anos de edições virtuais, em função da pandemia. O Baile do Menino Deus, realizado com apoio da Prefeitura, direção de Ronaldo Correia de Brito e produção de Carla Valença, da Relicário Produções, chega à sua 19ª edição em três sessões: nos dias 23, 24 e 25. Entre as novidades, há mudanças nos figurinos e adereços, na trilha sonora e na cenografia, que vai estrear passarelas e pontes para levar para pertinho do público a emoção da ópera popular nordestina que conta a história mais famosa do mundo.

 

No domingo (25), além do Baile, pastoris, bois e orquestras irão se espalhar pela cidade, encontrando o público na Avenida Rio Branco, Segundo Jardim e Parque Dona Lindu.

 

Até o próximo dia 6 de janeiro, o Natal dos Encontros segue em cartaz na cidade, levando festa para praças, parques e ruas, num variado desfile de agremiações e folguedos natalinos, em mais de 80 apresentações.

 

 

NATAL DOS ENCONTROS 2022

 

PROGRAMAÇÃO DA SEGUNDA SEMANA

 

QUARTA-FEIRA (21)

Teatro do Parque

20h - Concerto Banda Sinfônica do Recife

 

Cais da Alfândega

19h30 - Natal para Sempre

 

QUINTA-FEIRA (22)

San Martin/RPA 5 (Academia da Cidade, na Avenida General San Martin) Jornadas para Celebrar

19h - Pastoril Estrela de Belém

19h30 - Balé Deveras

20h - Pastoril Sonho de uma Adolescente

20h30 - Pastoril Velho Maroto

 

Cais da Alfândega

19h30 - Natal para Sempre

 

SEXTA-FEIRA (23)

UR 3/RPA 6 (Quadra da Truaca, em frente ao Colégio Grêmio Recreativo Vila da Cohab)

19h - Pastoril Campinas Alegres

19h30 - Boi de Mainha

20h - Pastoril Estrela Guia do Cabo

20h30 - Pastoril do Véio Mangaba

 

Pátio de São Pedro

18h - Pastoril Estrela do Mar

18h30 - Cavalo Marinho Boi Pintado

19h - Ciranda das Flores da Amunam

 

Avenida Rio Branco

18h - Pastoril Rosa Mística dos Torrões

18h30 - Balé Popular do Recife

19h - Cia PE-Nambuco de Dança - Divinas Pastoras

 

Marco Zero

20h - Baile do Menino Deus

 

SÁBADO (24)

Marco Zero

20h - Baile do Menino Deus

 

DOMINGO (25)

Avenida Rio Branco

17h - Pastoril Lindas Ciganas

17h30 - Balé Popular do Recife

18h - Grupo Matulão de Dança Natal dos Brincantes - Jornada do Sentir

 

Segundo Jardim

17h - O Trompete Encantado - Grupo Fuzuê

17h30 - Cavalo Marinho Mestre Batista

18h - Pastoril Perigosas Pastoras

 

Parque Dona Lindu

17h - Pastoril UR 3 do Ibura

17h30 - Boi de Mainha

18h - Danda e Orquestra

 

Marco Zero

20h - Baile do Menino Deus