Israel França participará da abertura do Carnaval do Recife
O prefeito Geraldo Julio recebeu em seu gabinete, na noite desta segunda-feira (21), o maestro pernambucano Israel França. O gestor aproveitou a ocasião para convidar Israel a desenvolver, em conjunto com a PCR, um projeto para inclusão social de crianças carentes por meio da música. O formato será definido futuramente.
Presente ao encontro, o maestro Ademir de Araújo, o Formiga, regente da Orquestra Popular do Recife, convidou Israel França a participar da abertura do carnaval da cidade, no Marco Zero, no próximo dia oito de fevereiro. Israel aceitou o convite e tocará na orquestra de Formiga. Outra atração já confirmada para o evento é o percussionista Naná Vasconcelos, um dos homenageados do carnaval recifense.
“O Maestro Israel já é o símbolo do potencial da cultura recifense que se espalha pelo Brasil e pelo mundo. Vamos difundir a vida, o exemplo, o símbolo que ele representa para todas as crianças da nossa cidade. Vamos exaltar a força da cultura; uma pessoa que tem a história de luta, de aprendizado”, destacou Geraldo Julio.
Israel França se disse “muito satisfeito” com a iniciativa da PCR de ampliar as oportunidades para crianças e adolescentes. “Vamos analisar esse projeto e estruturar o que faremos. Quem sabe eu não volto a morar aqui no Recife”, adiantou o maestro, que formatará a parceria com a Prefeitura em novos encontros, dessa vez com a secretária de Cultura, Leda Alves, que também participou da reunião com o prefeito.
Ao final da reunião, Geraldo e dez secretários municipais foram presenteados com uma “mini coletânea” preparada por Israel. Entre as músicas tocadas estavam “A Primavera”, de Vivaldi, e um solo de Johann Sebastian Bach. “Também não poderia faltar ‘Voltei, Recife’, que é a música que mais me identifico desde que estava na Espanha. E que agora canto ainda com mais alegria”, revelou.
HISTÓRICO - O artista pernambucano mora há 22 anos na cidade de Granada, na Espanha. Ele retornou ao Brasil na última quinta-feira (18), depois de sofrer agressão na cidade que reside. O caso está sendo investigado pela polícia. Israel França volta para a Espanha no dia 17 de fevereiro.