Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 22.01.16 - 17h38

Faixa Azul da Conselheiro Aguiar entra em operação na segunda-feira (25)

Implantação da faixa foi viabilizada com a abertura da pista leste da Via Mangue. Cerca de 145 mil passageiros serão beneficiados por dia

A partir da próxima segunda-feira (25), a Prefeitura do Recife vai implantar a quinta Faixa Azul da cidade. A implantação da Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar foi viabilizada com a abertura da pista leste da Via Mangue, no sentido Boa Viagem/Centro. No total, 39 linhas de ônibus, que transportam cerca de 145 mil passageiros por dia, serão beneficiadas. A ação será realizada através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

A Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar terá início no cruzamento com a Rua Barão de Souza Leão e se estende até a Avenida Antônio de Goes, na altura do túnel Josué de Castro (túnel do Pina), somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público na cidade. A exemplo das outras faixas azuis implantadas na Avenida Mascarenhas de Moraes, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e nas ruas Cosme Viana e Real da Torre, a faixa da Avenida Conselheiro Aguiar irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h. Juntas, elas irão beneficiar cerca de 500 mil usuários do transporte público diariamente.

Cerca de 110 placas de sinalização estão sendo colocadas em toda a extensão do corredor, além da sinalização horizontal, regulamentando a nova Faixa Azul. Os ônibus poderão realizar a ultrapassagem pela faixa mista quando outro coletivo estiver parado para embarque e desembarque de passageiros. Já os demais veículos poderão entrar no corredor apenas quando forem acessar lotes ou realizar o giro à direita. Aqueles que forem flagrados transitando irregularmente na Faixa Azul serão autuados e receberão multa gravíssima, no valor de R$ 191,54 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização será inicialmente realizada pelos agentes de trânsito e, posteriormente, por equipamento eletrônico. Os táxis com passageiros estão autorizados a utilizarem a faixa.

FAIXA AZUL- Com a implantação da Faixa Azul da Avenida Conselheiro Aguiar, a atual gestão alcança a marca de 29,1 quilômetros de faixas exclusivas implantadas. Agora, no total, Recife passará a ter 50,3 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus. A ação vai beneficiar, diariamente, mais de 500 mil usuários de transporte público, que passaram a ter o tempo de viagem reduzido significativamente como ocorre no percurso realizado na Faixa Azul da Avenida Herculano Bandeira/Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, onde a velocidade média dos coletivos aumentou 118%, passando de 11.5 km/h para 24.1 km/h.