NOTÍCIAS

Turismo | 22.01.16 - 11h55

Lazer na Rua no combate ao Aedes aegypti

A partir deste domingo, agentes de saúde e controle de endemias visitarão 46 ruas inscritas no projeto da Secretaria de Turismo e Lazer para orientar moradores sobre como combater o mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika


A Prefeitura do Recife inaugura neste domingo (24) mais uma estratégia de combate ao mosquito Aedes aegypti. Até abril, 46 ruas cadastradas no projeto Lazer na Rua, da Secretaria de Turismo e Lazer, irão receber visitas dos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Secretaria de Saúde, para que os moradores recebam orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito em casa.

Neste domingo, serão contempladas 15 ruas, nos bairros de Santo Amaro, Campo Grande, Campina do Barreto, Encruzilhada, Água Fria, Hipódromo, Alto do Mandu e Torre. Das 8h às 16h, 420 imóveis serão visitados pelos agentes para eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti. O trabalho inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento focal dos criadouros do mosquito, distribuição de panfletos e orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação dos vetores.

Nos próximos meses, o trabalho será replicado em outros bairros, sempre aos domingos, até que as 46 ruas cadastradas no Lazer na Rua sejam todas contempladas.

Criado para estimular a prática de atividades físicas, esportivas e de lazer ao ar livre, o Lazer na Rua existe desde outubro de 2013. O projeto, que contempla todas as Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade, resgata o usufruto dos espaços públicos pela população para a realização de atividades recreativas e comunitárias. Todos os domingos e feriados, das 8h às 17h, os moradores das vias contempladas podem fechar a rua para o tráfego de veículos e curtir momentos de diversão com a vizinhança sobre o asfalto.

Para inscrever uma rua no projeto, é preciso entregar um abaixo-assinado contendo nome completo legível, número do CPF/MF e assinatura de, no mínimo, 90% (noventa por cento) dos moradores do trecho da via pública que será contemplado. Trechos de rua onde haja igrejas, hospitais, prontos-socorros, cemitérios, feiras livres, estacionamento coletivo, linhas regulares de ônibus ou pontos de táxi não podem ser inscritas no projeto.

As ruas selecionadas recebem sinalização vertical (cavaletes e cones) com a logomarca do projeto e compete aos moradores os cuidados com os equipamentos.

Segue a relação das ruas inscritas no Lazer na Rua que serão visitadas pelos agentes de saúde neste domingo:

Rua Tupiniquins – Santo Amaro
Rua Tupinambá – Santo Amaro
Rua Olímpio Bonald – Santo Amaro
Rua Adolfo Celso – Santo Amaro
Rua Dr. Machado - Campo Grande
Rua Voluntários da Pátria - Campo Grande
Rua Paulo de Arruda – Campo Grande
Rua Lucéia – Campina do Barreto
Rua Min. Albuquerque Lima – Campina do Barreto
Rua Euclides Fonseca - Encruzilhada
Rua Frei Onofre – Água Fria
Rua Padre Vilemain – Hipódromo
Rua Bacuri – Alto do Mandu
Rua Zilda S. de Santana – Torre
Rua Antônio de Pádua – Torre