Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.01.18 - 17h24

Prefeitura do Recife promove ação de busca ativa de casos de hanseníase

Estão previstas orientações sobre a doença e exames para diagnóstico

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá, nesta quarta-feira (24), uma campanha de busca ativa de casos de hanseníase, em alusão ao Dia Mundial de Combate à doença, comemorado no dia 28. A ação, que acontecerá na Praça do Carmo, no bairro de Santo Antônio, na Área Central, das 9h às 15h, será integrada com a Coordenação Estadual de Hanseníase e em parceria com o Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Durante a campanha, os profissionais darão orientações sobre formas de transmissão da doença, como prevenir, e farão triagem das manchas suspeitas na pele. No local também haverá exames para diagnóstico da doença. O objetivo da ação é propiciar o acesso ao tratamento adequado em tempo hábil.

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. O tratamento é feito por meio do uso de antibióticos. No Recife, em 2017, foram detectados 451 casos novos da doença.