Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 22.01.20 - 16h12

Prefeito Geraldo Julio: “Esse será o maior Carnaval que o Recife já teve”

img_alt

Recife abre alas para o Verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil com o colorido do circo e noite de protagonismo feminino no Marco Zero. Ao todo serão mais de 2.700 apresentações em 46 polos em toda a cidade. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Falta um mês para a abertura oficial do Carnaval do Recife 2020, mas a cidade já está no clima da festa mais democrática do Brasil. Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Geraldo Julio anunciou, em coletiva de imprensa, os detalhes da programação e da estrutura montada para a festa. Este ano a cidade se vestirá com o colorido do circo, das crianças e da cultura popular, tema da decoração do Carnaval. Entre as principais novidades anunciadas está uma noite reservada para o protagonismo feminino, no Sábado de Carnaval, no principal palco da festa: o Marco Zero.

Participaram da coletiva de imprensa a primeira dama do Recife, Cristina Mello, a secretária de Cultura do Recife, Lêda Alves, a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, o secretário executivo de Turismo Esportes e Lazer de Pernambuco, Antônio Neves Batista. Além dos homenageados do Carnaval do Recife 2020, o maestro Edson Rordrigues e o Bloco das Flores.

Emocionado, o prefeito Geraldo Julio afirmou que este será o maior Carnaval que o Recife já teve. “Este é o carnaval mais democrático do país, o mais barato para o turista. São centenas de blocos nas ruas da cidade, 46 palcos montados na cidade, uma festa que acontece na cidade inteira, feito pelo artista e o folião e a prefeitura cumprindo seu papel de dar todo o suporte necessário para que a festa aconteça. A gente espera bater recorde de turista e esperamos que seja uma festa de muita paz. Tenho certeza que vai ser o maior Carnaval que o Recife já teve”, ratificou o prefeito.

Durante os quatro dias de Momo, passarão pelos palcos nomes nacionais como Elza Soares, Lecy Brandão, Pitty, Zélia Duncan, Jorge Aragão, Skank, Jota Quest, Falcão, Fundo de Quintal e Monobloco. A noite de abertura será comandada pelo músico Antônio Carlos Nóbrega que comandará um grupo músicos, dançarinos e artistas circenses em uma homenagem aos temas do imaginário popular nordestino e recebe ainda o tão amado brega recifense com apresentação da Banda Musa. O ano marca ainda a volta do Leão do Norte Lenine ao Marco Zero, na terça-feira (25).

Fazem a festa no Sábado de Carnaval, com muito talento e representatividade,o show É Frevo Mulher, com Nena Queiroga, Orquestra 100% Mulher e coral Edgard Moraes, além de A Dita Curva, Gaby Amarantos e Elza Soares. Outro destaque fica por conta da ampliação da parceria entre a Prefeitura e o Rec Beat. No aniversário de 25 anos de um dos festivais mais importantes da cena nacional e verdadeiro símbolo da diversidade cultural do Carnaval do Recife, o polo da Alfândega ganha a ação “Frei Caneca FM” convida, na qual a emissora trará ao palco duas de projeção nacional, que serão anunciadas em breve.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, falou sobre as novidades desta edição. “Este ano teremos o sábado dedicados às mulheres no Marco Zero, também daremos espaço ao brega no palco principal, que já estava presente em nosso Carnaval, mas este ano ele ganha um destaque maior, temos um novo polo no Poço da Panela. Nossa cultura é muito rica, serão mais de 2700 apresentações, mil artistas locais serão contratados, então terá espaço para todo mundo”, declarou Rocha.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, disse que as expectativas para os festejos são as melhores. “Este ano estamos com expectativas muito positivas, 2019 batemos vários recordes, com a movimentação aeroportuária maior do Nordeste e a ocupação da rede hoteleira que vai chegar a 95% de ocupação, alguns hotéis chegando a registrar 100% de ocupação. Então nossa expectativa é que a cada ano a gente receba mais turistas e visitantes para o maior e verdadeiro Carnaval de rua do Brasil”, afirmou Ana Paula.

Com 46 polos de animação, um a mais que o ano passado localizado no Poço da Panela, mais de 2.700 apresentações irão espalhar alegria por toda a cidade. Com o tema “A criança, o circo e a cultura popular”, a decoração, que pelo segundo ano consecutivo, foi assumido pela Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife e pela Diretoria Executiva de Comunicação Institucional da Prefeitura do Recife, prezou pela segurança ao retirar da decoração os elementos de chão e colocar enfoque nos elementos aéreos para otimizar o fluxo dos brincantes.

Para vestir a cidade e entrar no clima da festa, o imaginário da arte popular e suas texturas permeiam os personagens circenses em tons quentes em uma decoração que convida a população a entrar no circo e fazer parte de suas brincadeiras. Assim, as pontes que ligam o folião ao Bairro do Recife terão pórticos que simulam bilheterias de circo, a iluminação aérea ganha gambiarras de luzes alusivas ao espaço cênico e os pórticos ganham as cores, formatos e contornos de enormes tendas prontas para abrigar toda a alegria dos foliões.

Homenageado do Carnaval, o Maestro Edson Rodrigues falou sobre a expectativa para a festa de Momo. “Até a hora de começar a trabalhar estamos ajeitando repertório, trocando as músicas, se preparando para as apresentações. As expectativas são as melhores possíveis, o que eu prometo é muita força para tocar, muita alegria, boa música e que o pessoal se divirta com muita paz”, afirmou o maestro. Zenaide Araújo, presidente do Bloco das Flores também falou sobre os preparativos para o Carnaval. “Ainda não acordei, não é todo dia que a gente comemora 100 anos. Lutamos muito para manter esse bloco e estamos preparadas e esperamos todo mundo para esta linda festa”, pontuou Zenaide.