Carnaval Multicultural do Recife gera mais de R$ 595 milhões
Com um investimento de R$ 32 milhões, o Carnaval Multicultural do Recife também é sinônimo de aquecimento da economia local. Foliões, turistas e comerciantes foram atores decisivos numa soma que gerou de R$ 595 milhões de incremento econômico para a terra do frevo. Durante a entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (22), o prefeito João da Costa e sua equipe se mostraram animados com os resultados.
Um dos fatores preponderantes para o sucesso econômico foi o setor de turismo. Superando as expectativas da Prefeitura do Recife, a capital pernambucana recebeu 710 mil visitantes – 20 mil a mais que no ano passado - durante os dias de Carnaval. Desses, 39% foram do interior do Estado de Pernambuco; 31% de outros estados do Nordeste; 24% de outras regiões do Brasil; e 6% de outros países. “A cidade gera muitas ofertas que devem atender às demandas de quem brinca no nosso Carnaval. Isso faz com que o dinheiro circule e a economia da nossa cidade se fortaleça”, frisou o prefeito João da Costa.
Quem trabalhou para gerar renda neste Carnaval se beneficiou. Durante os dias de Momo, vários empreendedores comercializaram produtos e tiveram sucesso nas vendas. Dos 188 comerciantes, 127 estavam situados no Bairro do Recife e 61 nos polos descentralizados de Chão de Estrelas, Nova Descoberta, Brasília Teimosa e do Ibura. Ao todo, 758 pessoas, empreendedores e funcionários, se beneficiaram com o montante de R$ 777.645,00.
O setor hoteleiro no Recife também se destacou durante o Carnaval Multicultural 2012. O gasto médio individual diário do turista hospedado em hotel passou de R$ 453, em 2011, para R$ 478 neste ano. Foi registrado um gasto médio diário de R$ 257, contra R$ 220 do ano anterior, entre os visitantes que optaram por ficar na casa de amigos e parentes. Estima-se que 72% dos turistas optaram por ficar na casa de amigos e parentes e 28% se hospedaram nos hotéis da cidade. A permanência média no Recife durante o período foi de 10,8 dias nos hotéis da cidade.