NOTÍCIAS

| 22.02.12 - 04h04

Ortinho e China matam as saudades dos pernambucanos no Pátio de São Pedro

[caption id="attachment_13200" align="alignleft" width="334" caption="Lú Streithorst"][/caption]

Os cantores pernambucanos Ortinho e China, que já possuem carreira musical consolidada no sul e sudeste do País, sempre aproveitam o Carnaval do Recife para “recarregar” as baterias com a energia contagiante da cidade e ao mesmo tempo para rever os amigos, parentes e o público local. Desta vez os dois participaram do polo de Todos os Ritmos do Carnaval Multicultural 2012, no Pátio de São Pedro, realizando shows impagáveis e com muita empolgação.

Terceira atração do palco principal, após os cantores Babi Jaques e Cassio Sette, Ortinho mostrou um repertório baseado nos três CDs solos já lançados, além do primeiro disco ainda com a banda “Querosene Jacaré”. O cantor, de 42 anos, que fez seu primeiro show ao vivo no Abril pro Rock de 1996, foi premiado pela revista “Contigo” como melhor músico de Pernambuco em 2011. “Estou trazendo hoje o show Héroi Trancado, título do último CD, mas também vou cantar músicas dos trabalhos anteriores”,revelou o artista.

Segundo Ortinho, ele sempre participa da programação oficial da Prefeitura do Recife. “É sempre bom retornar e ver o público de sua terra vibrar com o seu trabalho”, ressaltou, lembrando que em anos anteriores já se apresentou em Casa Amarela, Alto José do Pinho, Várzea e outros polos descentralizados. Fã de carteirinha de Ortinho, desde os tempos da banda “Querosene Jacaré”, a contadora Márcia Regina de 43 anos, disse que não poderia ficar de fora do show no Pátio de São Pedro. “Ortinho é o melhor roqueiro do Brasil. Ele é lindo e tem ótimas músicas”, garantiu.

O cantor China, que subiu ao palco logo depois do conterrâneo, também arrancou muitos aplausos da plateia, que praticamente tomou conta de todo o espaço do Pátio. O show contou com a participação especial da cantora Yllana Queiroga, filha da também cantora Nena Queiroga e do Maestro Spok. Ex-líder da banda “Sheik Tosado” e com programa diário na rede MTV, o cantor, de 32  anos, vive um momento especial em sua carreira, o que foi demonstrado durante sua apresentação, com muito domínio de palco e voz afinada.

“Há oito anos que toco no Carnaval da Prefeitura do Recife. A expectativa é muito boa, especialmente por tocar na casa da gente”, explicou China, que além do disco inicial com o Sheik Tosado, em 2009, já gravou dois CDs solos e o DVD “Sintonizando o Recife”, em 2009. As primas de Boa Viagem, Marina e Larisa, de 16 anos, não perdem um programa de China na MTV. Segundo elas, o melhor clip de 2012 é do cantor, com a música “Só serve pra dançar”. A gente só veio para o Pátio de São Pedro por causa dele, nós somos fãs número um”, garantiram.