Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 22.02.16 - 10h02

Festival da Bola leva valores sociais para 200 alunos de escolinhas de futebol

img_alt

Atividade aconteceu no Parque Santana, fruto de parceria entre a Secretaria de Esportes do Recife e agência alemã GIZ. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

O ex-atleta profissional de futebol Cristiano Araújo, que jogou em clubes como Santa Cruz e Central, trabalha com crianças e jovens no bairro de Areias, por meio da ONG Campeão Craque de Bola. O futebol é o caminho para afastar os alunos do mundo das drogas e ensinar noções básicas de cidadania. Na manhã deste sábado (20), o trabalho de Cristiano e outros professores, de vários bairros do Recife, ganhou um reforço importante, com a realização do Festival da Bola, que reuniu cerca de 200 atletas de escolinhas, dos 6 ao 12 anos, para uma atividade diferente, com a aplicação da metodologia do Treino Social. 

O Festival da Bola aconteceu no campo do Parque Santana, fruto de parceria entre a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e a agência Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), ligada ao governo da Alemanha, com atuação no Brasil há mais de 20 anos. O objetivo do Treino Social é usar o futebol como ferramenta para a difusão de valores sociais, como cultura de paz, companheirismo, respeito ao próximo e igualda de gênero.

“Desde que conhecemos a metodologia, no ano passado, tiramos o foco da disputa e priorizamos o companheirismo e a união, como uma família. A interação entre os garotos melhorou muito”, avaliou Cristiano. O trabalho foi coordenado pelo treinador Sascha Bauer, especialista para projetos internacionais da Confederação Alemã de Futebol e assessor-técnico da GIZ. Ele esteve no Recife durante a Copa do Mundo de 2014, realizando atividades para crianças, e voltou em novembro do ano passado para capacitar os treinadores das escolinhas. Neste sábado, o treino foi voltado para os alunos.

“A diferença agora é que a atividade foi feita por pessoas do Recife. Nós viemos para ajudar na coordenação e trazer um pouco mais de conteúdo. Os técnicos já estão capacitados para prosseguir por conta própria, aplicando a metodologia em suas regiões”, afirmou o coordenador de Esporte para o Desenvolvimento da GIZ, Stephan Görtz, que também acompanhou o treino. O especialista considera importante o intercâmbio entre escolinhas de diferentes bairros, como forma de estimular a interação e evitar a violência. 

Na avaliação do secretário de Esportes do Recife, George Braga, a parceria com a GIZ trouxe maior consistência ao trabalho realizado pela Prefeitura. “Vamos desenvolver novas ideias e criar outras ações como essa. Queremos que as atividades sejam perenes e cheguem a todas as regiões da cidade”, destacou.