Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 22.02.19 - 15h47

PCR investe em capacitação para professores das escolas integrais

img_alt

Mais de 250 gestores participaram do encontro, que discutiu o papel do professor na formação de um aluno participativo (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

Pelo quinto ano consecutivo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, realizou o V Seminário das Escolas Integrais do Recife. Com o tema “Educação Integral: Uma proposta que constitui autonomia aos estudantes no processo de ensino e aprendizagem, tornando-os protagonistas de sua história”, a formação tem como objetivo proporcionar momentos de reflexão quanto à importância da humanização da escola em tempo integral.

A capacitação é um momento para que os professores possam refletir, discutir e avançar, de fato, na melhoria do ensino do Recife. “Em todo o Brasil, os pilares para bons resultados é a parceria entre professor, pais e alunos. Este é um momento de tomar a responsabilidade para si e avançar na construção na escola que queremos para o futuro”, afirmou o secretário de Educação, Bernardo D´Almeida. A capacitação reuniu mais de 250 gestores, professores, coordenadores pedagógicos e apoios de pátio das Escolas Municipais de Tempo Integral, no Auditório do Banco Central na Rua da Aurora, durante toda a sexta-feira (22).

Das 8h às 12h, os professores participaram de palestras, formação específica e dinâmica de grupos. O dia de palestra iniciou com a superintendente pedagógica da Educação Integral e profissional da Secretaria de Educação de Pernambuco, professora Josefa Lima Serafim. Com o tema “A importância do professor enquanto educador na formação de consciências”, Josefa destacou a importância do professor na construção de um aluno participativo e crítico. “Não adianta uma escola bonita se não há uma parceria entre escola e aluno. O professor tem que acreditar no aluno e sonhar com eles para que a construção possa acontecer”, destacou a professora.

Na sequência, os gestores participaram da palestra “Gestão de sala de aula: a importância de repensar as práticas docentes”, com o professor Cícero Henrique Macedo Soares. No período da tarde, a formação continuou com destaque para as palestras: “Protagonismo juvenil, participação democrática e projeto de vida, na educação integral: é possível”, realizada pelo professor Alfredo Gomes da Costa, Especialista em Desenvolvimento Humano; “Projetos e recursos pedagógicos da Rede como ferramentas de aprendizagem nos anos Finais”, com o professor da rede municipal do Recife, Ivanildo Luis.

O evento finalizou com uma mesa redonda mediada pela gerente de Educação Integral e Anos Finais, Ana Márcia de Sousa. Também prestigiaram o evento o diretor-executivo de Tecnologia na Educação do Recife, Francisco Luiz, e o deputado estadual Paulo Dutra, que coordenou a implantação e expansão das políticas públicas de educação profissional e integral em Pernambuco.