Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 22.02.21 - 14h09

Recife recebe 20 refrigeradores científicos da Celpe para armazenamento de vacinas

img_alt

Em ato simbólico na sede da concessionária de energia, o prefeito do Recife recebeu 20 refrigerados científicos para armazenamento de vacinas contra a covid-19 do presidente Saulo Cabral (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Em visita à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito do Recife João Campos recebeu, em ato simbólico, do diretor presidente da Celpe, Saulo Cabral, 20 refrigeradores científicos para o armazenamento de vacinas contra a covid-19. A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os equipamentos têm temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, e possuem sensores e um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou se a bateria estiver em um nível baixo. Na ocasião, João Campos também conheceu o Centro de Operações Integradas da empresa.

“Gostaria de agradecer a Saulo Cabral pelas 20 geladeiras. Cada refrigerador tem uma bateria que suporta a falta de energia, de abastecimento, naquele momento; tem controle de temperatura, termômetro. E a gente vai poder utilizar essas 20 geladeiras para os centros de vacinação; focados, prioritariamente, na vacina contra o coronavírus. É fundamental num momento como esse fazer parcerias, superar desafios e encontrar o caminho para vencer a pandemia que é através da vacina”, comentou o prefeito.

Já Saulo Cabral afirmou que a contribuição demonstra a abertura Neoenergia/Celpe para parcerias em benefício da população. “A doação dos 20 refrigeradores científicos a Prefeitura do Recife reforça o nosso compromisso com o combate à pandemia; tem ligação com o programa de eficiência energética, então a gente faz com que isso reduza também parte do consumo de energia; e reforça o nosso compromisso com a sociedade, com a Prefeitura, com os entes públicos, para que a gente se una no combate, e forme esse tipo parceria com equipamentos de última geração, totalmente adequados a esse tipo de armazenamento e que com certeza vai beneficiar toda a população”, disse ele.

As câmaras de conservação estão sendo doadas pela Celpe e possuem fabricação nacional, com capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml. Além do Recife, outros 135 municípios pernambucanos estão sendo beneficiados com a doação desses equipamentos. No Recife, as unidades de saúde que receberão os refrigeradores são: Policlínica Professor Waldemar de Oliveira, Policlínica Amaury Coutinho, Policlínica Salomão Kelner, Centro de Saúde Francisco Pignatari, Policlínica Clementino Fraga,Policlínica Albert Sabin, Policlínica Professor Barros Lima, Centro Médico Senador Jose Ermírio de Moraes, Centro de Saúde Professor Joaquim Cavalcante, Policlínica Lessa de Andrade, Policlínica Agamenon Magalhães, Maternidade Bandeira Filho, Upinha Dia Jardim São Paulo, Centro de Saúde Vereador Romildo Gomes, Centro de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde, USF Djalma Holanda Cavalcante, Upinha 24h Dr Moacyr André Gomes, Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, Policlínica e Maternidade Arnaldo Marques, Centro de Logística e Assistência Farmacêutica. 

Além do prefeito João Campos e do diretor presidente da Neoenergia/Celpe Saulo Cabral, também participaram do encontro Leonardo Bacelar, secretário de Política Urbana e Licenciamento do Recife; Rafael Dubeux, secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; Marcos Toscano, Secretário Executivo de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; João Paulo Rodrigues, superintendente de Relações Institucionais da Neoenergia; Pablo Andrade, superintendente de Relacionamento com Clientes da Celpe; André Santos, superintendência Técnica da Celpe, Érica Ferreira, gerente de Relações Institucionais da Celpe, e Artur Costa, supervisor de Eficiência Energética da concessionária pernambucana.