Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Educação | 22.02.22 - 17h28

Recife abre primeiro polo para imunização em escolas na Mustardinha

img_alt

Espaço está funcionando na quadra poliesportiva da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, atendendo estudantes das unidade de ensino da Rede Municipal do Recife localizadas em bairros próximos. Prefeito João Campos acompanhou a vacinação na escola na manhã desta terça-feira (22) (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

A vacinação infantil contra a covid-19 para estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife ganhou reforço. Nesta terça-feira (22), a Prefeitura do Recife, por meio das Secretarias de Educação e Saúde, inaugurou um polo de vacinação. Localizado no bairro da Mustardinha, na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, o espaço, além de atender os estudantes da própria escola, passou a contemplar também estudantes de unidades de ensino localizadas em bairros próximos. O centro funcionará às terças e quintas, das 8h às 17h. O prefeito do Recife João Campos esteve no local, na manhã desta terça, para acompanhar a vacinação das crianças e explicar que esse modelo vai acontecer também em outras instituições.

 

“Estou aqui na Mustardinha, na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves. A gente começa hoje um novo ciclo de vacinação. Além da vacinação itinerante, que vai nas escolas, a gente aqui está montando um polo que vai funcionar dois dias nessa semana e esse modelo vai ser replicado também em outras escolas. Então, no dia de hoje, a gente está vacinando os alunos dessa escola e os de outras sete escolas que ficam aqui no entorno. Eles estão sendo transportados pelo transporte escolar e todos com autorização de pai, mãe ou responsável, para a gente avançar na imunização”, detalhou João Campos. “Então vamos lembrar de todo mundo que pode se vacinar e que ainda tem que tomar a primeira dose. E a gente também já está com a dose de reforço, a terceira dose, para aquelas faixas que já tomaram a vacina há mais de quatro meses.  Vamos juntos garantir o avanço da vacinação porque só assim a gente consegue superar definitivamente a pandemia. Vacinação de jovens, de crianças, de adultos, todas as faixas que já estão abertas, com vacinação aqui no Recife”, finalizou ele.

 

A gestão municipal tem trabalhado fortemente para acelerar o processo de imunização de crianças entre cinco e 11 anos de idade. Além dos pontos fixos de vacinação e do Parquinho  da Vacina, a campanha de vacinação contra a covid-19 tomou conta das escolas da rede municipal e tem obtido resultados bastante positivos. “A gente fica muito contente pela oportunidade de inaugurar este novo polo de vacinação exclusivo para os estudantes da nossa rede do Recife. Aqui, não vamos atender apenas os estudantes desta escola, mas de todas as outras unidades próximas daqui do bairro. Nossa campanha de vacinação nas escolas começou na última quarta-feira (16) e foi um sucesso. Em apenas três dias foram quase 2 mil crianças vacinadas contra a covid-19”, comemorou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

 

A capacidade de atendimento do centro de vacinação da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves é de 500 aplicações por dia. “Já mapeamos todas as escolas que ficam próximas daqui e organizamos um cronograma de atendimento para que o funcionamento ocorra tranquilamente e a gente consiga imunizar o maior número de estudantes possível”, pontuou Amancio. 

 

Para a vacinação nas escolas, não é necessária a presença dos pais, o estudante precisa apenas apresentar o termo de autorização, que já foi previamente entregue nas instituições de ensino, assinado pelos pais ou responsáveis. Assim como nos postos de vacinação e no Parquinho da Vacina, a garotada imunizada ganha um certificado de criança supervacinada e as unidades de ensino contma com ações lúdicas para entreter os pequenos durante o período de observação pós-vacina, que é de vinte minutos.

 

“Essa é mais uma estratégia da Prefeitura do Recife para levar a vacina para mais perto da comunidade e assim facilitar o acesso dessas crianças aos imunizantes, além de aumentar a cobertura vacinal contra covid-19 do público infantil na cidade”, comentou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Neste primeiro dia de funcionamento, o polo atende estudantes das Escola Municipal Edite Braga; Escola Municipal dos Remédios; Escola Municipal Isaac Pereira da Silva; Creche Escola da Estância; e Creche Escola de Afogados.

 

Na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, a técnica de enfermagem Islene Barros, 25 anos, acompanhou a imunização da sua filha Laura Botelho, de 6 anos. “Eu moro aqui no bairro e minha filha faz o 1º ano aqui na escola. Achei ótimo ter a vacina aqui porque eu não poderia me deslocar. Foi pertinho, ótimo, gostei. A família toda já está vacinada, só faltava ela. Como ela ganhou o livro, ficou bem entusiasmada”, contou ela. Já a filha comentou: “nem doeu, agora vou brincar”.

 

E Aline Pereira, de 32 anos, desempregada, também foi ver o seu filho único, Caio Pereira, 6 anos, tomar a sua dose de esperança. “É importante, na escola é mais viável. Está tudo bem organizado aqui. Meu filho entendeu que a vacinação é importante e com o brinde ele ficou feliz. A ciência está evoluindo e a gente, a cada dia mais, acreditando que vai passar essa doença”, disse ela. “A vacina foi legal, nem doeu. Achei legal o meu livrinho”, comentou Caio já olhando para o cenário de brincadeiras. 

 

Paralelamente ao polo da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, a campanha de vacinação continuará ao longo desta semana, de forma itinerante, na Escola Municipal da Guabiraba; Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz; Escola Municipal Manoel Torres; Escola Municipal Alto do Pascoal; Escola Municipal Engenheiro Gondim; Escola Municipal Moacyr de Albuquerque; Escola Municipal Cristiano Cordeiro; Escola Municipal Creuza de Freitas Cavalcante; Escola Municipal Presbítero José Bezerra; Escola Municipal Santa Cecília; Escola Municipal do Coque; Escola Municipal Professor Enaldo Manoel de Souza; Escola Municipal Karla Patrícia; Escola Municipal Vila Santa Luzia; e Escola Municipal Almirante Soares Dutra. 

 

IMUNIZAÇÃO - Até o último domingo (20), de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Saúde, 60.067 crianças residentes na capital pernambucana haviam iniciado o processo de imunização, representando 37,65% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Recife tem 159.558 nessa faixa etária. Na área da educação, a Rede Municipal de Ensino do Recife contabiliza - entre escolas e creches - cerca de 72 mil estudantes entre cinco e 11 anos de idade matriculados em 275 unidades de ensino destinadas a essa faixa etária.