Moradores do Burity comemoram em grande estilo nova Academia da Cidade
Evento reafirma o compromisso da gestão com a população, oferecendo equipamentos e serviços de qualidade.
Por Tádzio Estevam
Uma comemoração pra ninguém botar defeito. Assim foi a inauguração do 28º polo do Programa Academia da Cidade instalado na comunidade do Burity, Zona Noroeste do Recife, e entregue pelo prefeito João da Costa na noite desta quarta-feira (21). A população da área contará agora com equipamentos e serviços de saúde de qualidade. O equipamento recebeu investimento de R$ 560 mil através de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado.
Acompanhado por quase todo o secretariado municipal e também pelo presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal, e os vereadores Francismar Pontes, Jairo Brito e Vicente André Gomes, João da Costa foi recebido por uma multidão que tomou o novo espaço de promoção à saúde e atividades físicas. Antes da chegada do prefeito, a comunidade preparou uma calorosa recepção ao gestor com apresentações de banda marcial, grupo de street dance, orquestra de frevo, aulão de ginástica e até show pirotécnico.
Para João da Costa, programas como a Academia da Cidade tem levado o Recife aos mais elevados níveis de desempenho social e econômico, a exemplo do Índice de Desempenho do SUS, que conferiu à Cidade o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o nono lugar em todo o País. “Há quase 12 anos, resolvi escolher o caminho que me desse condições de criar um projeto que cuidasse da Cidade, que pensasse na Cidade em todos os seus bairros. Que pensasse, principalmente, nos homens, nas suas mulheres e nos seus jovens mais carentes. E esse foi o meu principal compromisso, o de melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa. E a entrega de mais um espaço como a Academia da Cidade, além de reafirmar esse acordo, estamos entregando também cidadania, auto estima e felicidade”, disse.
Antes de terminar o discurso, o prefeito ressaltou a importância do cuidado que a população deve ter com os espaços públicos. “É preciso que a comunidade seja parceira no processo de manutenção dos equipamentos públicos. O que antes era escuro, cheio de mato, e praticamente abandonado deu espaço a um lugar lindo, iluminado e que dá orgulho e o melhor: logo na entrada principal da comunidade”, concluiu. No final do evento, o prefeito ainda plantou uma muda de palmeira imperial na área verde da praça.
Dona Ademilza Cabral, de 61 anos, não via a hora da inauguração para poder frequentar o polo. “Estou muito feliz com o prefeito em ter vindo logo aqui inaugurar a academia. Estava ansiosa para começar a me exercitar. Todos os dias eu passava por aqui e perguntava aos trabalhadores quando eles iriam terminar a obra. A prefeitura está de parabéns e a nossa comunidade só tem a agradecer e também zelar para que essa maravilha nunca se acabe”, disse.
Estrutura - A Academia da Cidade do Burity tem 2.815 metros quadrados de área. No local, foram instalados parque infantil; pista de corrida e caminhada; salas para avaliações físicas; espaços para apresentações culturais e para o desenvolvimento de atividades corporais; área de convivência equipada com mesas e cadeiras; pranchas para abdominais; e barras de alongamento. O núcleo preenche todos os requisitos de acessibilidade: banheiros com barras de suporte, pisos táteis – ideais para deficientes visuais – e rampas de acesso para pessoas com necessidades especiais. A unidade beneficiará os moradores da Macaxeira, Nova Descoberta e Vasco da Gama.